quarta-feira, 25 de julho de 2012

Uma baixa em Biel


"Talentoso, mas instável" Provavelmente assim os livros de xadrez vão definir Morozevich no século XXII, tal qual hoje vemos escrito de mestres como David Janowski. É que Alexander Morozevich (na foto) acaba de brindar um argumento aos que assim pensam dele, ao abandonar -OK, a explicação oficial é razões médicas- o torneio de grandes mestres de Biel após duas derrotas -a segunda delas, uma pintura de Bacrot no gambito Marshall da Eslava-.
Enxadristas recebem derrotas duras de forma diferente. Alguns -pode ser o caso de Morozevich- somatizam ao extremo de não poder continuar a luta nas melhores condições. Uma pena, pelo aporte que a originalidade e qualidade do jogo deste mestre russo significavam para este torneio de Biel, que além dele conta com a presencia estelar do número 1 do rating elo, Magnus Carlsen -a quem devia enfrentar hoje Morozevich- e do idolo americano Hikaru Nakamura.
A organização da prova confirmou que o reemplazante de Morozevich é o grande mestre moldavo Victor Bologan. O jogo de hoje (agora Bologan - Carlsen) foi posposto até o domingo 29. No entanto, os que correspondiam as rodadas 1 e 2 não vão ser realizados, mantendo Giri e Bacrot os pontos pela vitória que eles obtiveram ante Morozevich.
Nestas horas se realiza a rodada 3, com os enfrentamentos entre Giri e Bacrot e Wang Hao - Nakamura. O torneio é liderado, após duas rodadas, por Magnus Carlsen e Anish Giri, com 4 pontos cada um (uma vitória e um empate; a prova outorga três pontos por jogo ganho e um pelo empate).

Nenhum comentário:

Postar um comentário