Considerando a importancia que o título mundial possue, a sugerencia do treinador e mestre internacional Mark Dvoretski de instaurar como primeira fase de desempate partidas com uma hora no relógio de cada enxadrista parece a mais adequada.
O modo estabelecido pela organização, no entanto, envolve na primeira fase jogos com menos da metade do tempo acima mencionado, o que em definitiva converte os jogos em episodios mais emocionantes e dramáticos, porém também mais dependentes do acaso. E nem falar se os quatro jogos rápidos mantém o placar equilibrado: se define mediante blitz, onde as partidas tem ainda mais acaso que nas rápidas e o nível de jogo desce sensivelmente. No raro caso de persistir o equilíbrio, tudo se define mediante um jogo armaggedon, que Dvoretsky não vacila em denominar uma forma idiota de desempatar um título mundial.
Desempates com jogos rápidos e bliz são como a definição por penalties no futebol, uma grande lotería onde todo pode acontecer. Se repassamos os antecedentes, Anand é claro favorito: leva a diantera com +8 =19 -1 nos jogos rápidos e +3 =4
-0 nos jogos blitz. Neste match, nos jogos pensados, ele também empregou menos tempo e quase sempre ficou com apreciável vantagem no relógio. No entanto, na oportunidade mais importante que eles se enfrentaram, o
desempate pela Copa Mundial do ano 2000 na cidade de Shenyang (China) após
quatro empates o match teve que se decidir mediante um jogo armaggedon, que Anand acabou
vencendo.
Isto é, nos jogos de responsabilidade Gelfand é capaz de jogar um melhor xadrez -fato demonstrado, por outra parte, neste match, onde muitos auguravam uma segura derrota na fase das pensadas-, pelo qual -e mantendo Anand a condição de favorito sem dúvidas- a definição pode ser tão dura quanto as fases prévias.
Os desempates do dia 30
estão previstos para se desenvolver da seguinte forma:
* Quatro jogos rápidos, com cada mestre
contando com 25 minutos no relógio e 10 segundos de acréscimo para cada lance
feito. Pausa de dez minutos entre a realização de cada jogo. Alguns sites informaram que Gelfand leva as brancas no primeiro jogo.
* No caso de empate, se realizarán mais dois
jogos blitz, com cada mestre contando com 5 minutos no relógio mais 3 segundos
de acréscimo para cada lance feito. De persistir o empate, se realiza uma nova
série de dois jogos blitz, até um máximo de cinco séries (dez jogos blitz em
total).
* Se ainda assim não há um vencedor, tudo se
define mediante um jogo de morte súbita (armaggedon). Se realiza um sorteio; o
vencedor do mesmo escolhe com que cor vai jogar a partida. O jogador das peças
brancas vai contar com 5 minutos no relógio, o das peças pretas com 4 minutos.
Após o lance 60, cada mestre conta com um acréscimo de 3 segundos por lance. Em
caso de empate, o condutor das pretas é declarado vencedor do match.
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