domingo, 25 de março de 2012

Terao é a campeã brasileira 2012


Mais partidas levando as pretas. O terceiro desempate, após equilíbrio nos dois primeiros sistemas (confronto individual e maior número de vitórias) deu a vitória no nacional feminino a wfm Juliana Terao (foto) após compartilhar a primeira colocação com a wfm Vanessa Feliciano. Ambas as enxadristas obtiveram 6 pontos sobre 7 possíveis, com cinco vitórias e dois empates cada uma delas.
A terceira colocação foi compartilhada entre Regina Ribeiro, Natalia Viaro Baccarin, Vitoria Ramillo e Artemisa Guimarães (nessa ordem de desempate).
O torneio, que contou com a participação de 37 enxadristas, teve a maior premiação já distribuida na história (6.000 reais, o duplo que na edição 2011) e foi desenvolvido na cidade de São José do Rio Preto, que neste mes comemora o seu aniversário 160. O árbitro principal foi o AI Pablyto Robert.
O torneio foi uma fechada competição entre as duas melhores enxadristas brasileiras da atualidade, Feliciano e Terao, terciando até o mesmo final Artemis Guimarães. Na última rodada Terao venceu Guimarães levando as pretas, enquanto Feliciano fazia o mesmo com a mineira Fernanda Rodrigues porém levando brancas. Um detalhe que no final acabou sendo decisivo.
Terao e Feliciano confirmam, com o seu primeiro lugar compartilhado, a sua supremacia no xadrez feminino do país, porém há algumas considerações que merecem destaque:
* O terceiro lugar de Regina Ribeiro, em representação da velha guarda do xadrez feminino nacional.
* Natalia Baccarin geralmente obtém excelentes resultados nos jogos regionais e abertos paulistas, porém ainda devia uma atuação como a presente no nacional feminino. A representante de Americana teve um excelente final de torneio.
* Vitoria Ramillo foi a surpresa do torneio, logrando vencer adversárias que são mais fortes tendo em conta o sistema elo.
O quadro final do torneio pode-se ver no site chess-results:

Nenhum comentário:

Postar um comentário