quinta-feira, 15 de março de 2012

A lógica de Basman

File:Basman,M-smaller.jpg

O mestre internacional inglês Michael Basman (nascido o 16 de março de 1946) é o autor de diversas paradoxais ideias no campo das aberturas. No seu livro The Killer Grob ele publica o seguinte manifesto:

Em uma forma ou outra, os jogos de mestres vão seguir os princípios gerais das aberturas (colocar peões no centro, centralizar bispos e cavalos, mexer as peças somente uma vez na abertura, salvo quando capturam ou evitam ser capturadas, fazer um rápido roque, etc.). Estas regras não são arbitrarias, porém estão baseadas na ideia que as peças procuram se posicionar no centro onde elas são mais fortes. No entanto, quanto mais valiosa a peça, mais exposta fica no centro, o que nos leva ao principio: “peças devem ingressar ao centro em ordem contrario a sua força”.

Então os peões, que são as peças mais fracas entre todas, chegam primeiro ao centro. Depois aparecem lá os cavalos e bispos, enquanto as peças pesadas esperam seu turno. O rei, que é a peça mais valiosa, não chega apo centro até o final, dado que o seu rating de exposição é muito alto.

Tendo decidido que o peão é a peça mais fraca, nós podemos considerar que é mais fraco que um peão? A resposta é, claramente, que NADA é mais fraco que um peão. Com inexorável lógica podemos concluir que, em consequência, não deveríamos colocar NADA no centro ao começo do jogo e, é mais, lances como 1.e4 ou 1.d4 –ou as suas equivalentes de pretas- são PREMATURAS e levam a uma exposição da posição central.

A nova teoria não subestima a importância do centro –as peças ainda pretendem chegar a esse setor para incrementar a sua força-. A questão, entretanto, passa por quando elas devem chegar ao centro.

***************

Basman não fica quieto na teoria: não, ele leva corajosamente a prática estas pouco usuais ideias, que lhe conduzem com frequência a posições de aspecto extravagante:

Basman – Franklin, Surrey 1990: 1.h3 d5 2.b4 c6 (1-0 em 27)
Galloway – Basman, Surrey 1990: 1.e4 h6 2.d4 a6 (0-1 em 41)

Basman – Corkett, Surrey 1990: 1.h3 e5 2.c4 Cf6 3.a3 (1-0 em 26)
Basman - Lappage, Londres 2000: 1.g4 d5 2.h3 e5 (1-0 em 36)

Nenhum comentário:

Postar um comentário