segunda-feira, 5 de março de 2012

Irmandade na Turquia

Tatiana Kosintseva
Entre as curiosidades que entrega esta edição do campeonato da Europa feminino que se realiza na cidade turca de Gaziantep, temos a presença de ao menos três grupos de irmãs de grande força participando.
As mais conhecidas são as irmãs Kosintseva, Tatiana (2513 elo) e Nadezhda (2535 elo), representantes da Rússia. A primeira foi durante muito tempo a mais encumbrada das duas, porém no último ano teve uma baixa no nível que coincidiu com o ascenso notável da irmã menor, que agora apresenta um rating mais alto.
Anna Muzychuk, representante da Eslovênia, é a primeira pré-classificada do torneio, com seus 2583 de elo. No entanto, também participa da prova a sua irmã Mariya (2490 elo), com a curiosidade adicional que ela representa a outro país, Ucrânia. Anna nasceu também na Ucrânia, porém faz tempo mudou para o país ex integrante da Iugoslâvia.
O terceiro grupo de irmãs está formado por Zeinab Mamedyarova (2321 elo) e Turkan Mamedyarova (2284 elo), as duas representantes de Azerbaijão e a sua vez irmãs do conhecido grande mestre Shakriyar Mamedyarov.
Há sobrenomes que se repitem, como as Bezgodova (Maria e Svetlana, ambas russas) ou as Ozturk (Kubra e Hilal, da Turquia) que, claro, podem ser irmãs também... mas já os três blocos de irmãs mencionados podem integrar uma equipe olímpica de real força!

Um comentário:

  1. Oi Luis

    E para cúmulo da coincidência tem um sobrenome alemão (provavelmente de origem na Boêhmia) por lá que é do meu concunhado paranaense....

    Michna!! (rsrsrs)

    abraço,
    Mascarenhas

    ResponderExcluir