Ainda mais margem para os três favoritos a se converter no futuro desafiante do campeão mundial Viswanathan Anand: venceram seus jogos no torneio candidatura que se realiza em Londres os primeiros três pre-classificados Magnus Carlsen, Levon Aronian (foto por Michiel Abeln, em The week in chess) e Vladimir Kramnik. Com estes resultados, coletam 7, 6,5 e 6 pontos respetivamente.
Carlsen ganhou de Gelfand em muito boa forma utilizando a variante Rossolimo contra a defsa Siciliana do israelita. Utilizando peças mais ativas que as adversárias, combinadas com espaço e maioria de peões na ala de dama, o mestre norueguês realizou a que até o momento é a sua melhor partida neste torneio.
Aronian explorou a má fase de Ivanchuk vencendo com as peças brancas após o ucraniano não achar o melhor plano no gambito Budapest que utilizou para enfrentar o peão dama do armênio e ficar com seu costumeiro apuro de tempo.
E Kramnik voltou utilizar a variante Berlinense da Ruy Lopez, na mesma linha que utilizara no match contra Kasparov no ano 2000 e que tão bons resultados lhe dera. No seu jogo de hoje contra Grischuk, primeiro obteve um final igualado para depois plantear problemas que em apuro de tempo o condutor das brancas não pudo solucionar.
O restante jogo (Radjabov - Svidler) foi um rápido empate por repetição de lances em uma das variantes tópicas da Grünfeld.
Nenhum comentário:
Postar um comentário