sexta-feira, 8 de março de 2013

Mundial feminino por equipes em Astana


Hoje, no Dia Internacional da Mulher nos referimos à prova coletiva mais importante para elas, o Mundial por equipes, que se realiza por estes dias na capital de Cazaquistão, Astana.
No equador da prova, Rússia e Ucrânia lideram com 9 unidades, fruto de quatro vitórias e um empate, seguidas a dois pontos por China e Georgia. Pelo continente americano participa o time dos Estados Unidos.
A equipe de Ucrânia, que tem nos primeiros tabuleiros a Katherina Lahno e a campeã mundial Anna Ushenina, é a primeira pré-classificada. Na segunda rodada a equipe da Romania lhe arrebatou um empate, mas as ucranianas se recuperaram com uma sensacional vitória ante China -sempre potencia nesta categoria-. Já Rússia tomou a liderança desde o começo, obtendo sucessivas vitórias e um empate ante China no momento que ambas equipes tinham a liderança. A divisão de pontos entre China e Rússia foi aproveitada por Ucrânia para alcança-las e depois disso aconteceu o já mencionado duelo entre Ucrânia e China. Nos primeiros tabuleiros da Rússia se encontram a atual campeã europeia, Valentina Gunina, e a ex campeã mundial Alexandra Kosteniuk (foto).
Amanha, pela sexta rodada, o enfrentamento entre Rússia e Georgia promete ser o mais interessante. Já a outra líder, Ucrânia, enfrenta França.
O completo e bonito site oficial: http://astana2013.fide.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário