sábado, 23 de março de 2013

Carlsen se salva e segue liderando com Aronian


O torneio Candidatura chegou hoje ao equador: sete das catorze rodadas previstas foram já realizadas, e os grandes mestres Magnus Carlsen e Levon Aronian mantem a liderança com um ponto e meio sobre os mais imediatos perseguidores. No entanto, a sua partida da sétima rodada teve diferentes e bem contrastantes ingredientes: o primeiro ficou perdido enquanto o segundo esteve mais perto da vitória que o seu adversário.
Quem pudo ser o homem do dia, aquele que deixou ao famoso norueguês na beira do abismo, é o grande mestre azeri Teimour Radjabov (foto). Após uma interessante batalha estratégica onde sacrificou a sua estrutura a cambio de espaço no centro, par de bispos e chances de iniciativa na ala de rei, e depois de um sério erro de Carlsen, Radjabov obteve uma posição ganha, com qualidade a mais e ataque, mas no momento do arremate a sua escolha não foi a melhor e o número 1 do elo logrou sobreviver. Na posição final ainda tem qualidade a menos, mas as peças pretas não conseguem penetrar na posição branca e a estrutura deficiente assegura temas compensatórios evidentes.
Levon Aronian, por sua parte, obteve iniciativa no seu jogo contra Alexander Grischuk, entregando um peão que obrigou a simplificações após as quais as peças do mestre armênio eram as mais ativas. O mestre russo, em apuro de tempo, achou as melhores defesas e a iniciativa branca foi se diluindo até a divisão do ponto.
Os outros dois jogos também foram empates, se bem que de diferente signo: Gelfand quase ganha de Kramnik -ele perdeu uma continuação muito forte no lance 19- em uma interessante luta estratégica, enquanto Ivanchuk - Svidler foi uma tranquila divisão do ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário