quinta-feira, 28 de março de 2013

Carlsen segue liderando; Kramnik a meio ponto


Magnus Carlsen segue na liderança do torneio Candidatura que se celebra na cidade de Londres até o próximo dia 1 de abril. No seu jogo de hoje, seu adversário Alexander Grischuk levou as brancas em uma interessante linha secundária da Grünfeld com um h4 cedo, e depois de uma intensa luta ambos os mestres concordaram em dividir o ponto.
Era a oportunidade de Levon Aronian, que estava meio ponto por abaixo do norueguês, de alcança-lo na liderança, porém no jogo contra Peter Svidler o mestre armênio empregou um plano muito otimista e arriscado e acabou perdendo.
Quem capitalizou o empate do líder e a nova queda de Aronian foi o ex campeão mundial Vladimir Kramnik, que venceu Radjabov levando as brancas após uma luta estratégica na Inglesa Simétrica após explorar um erro de cálculo do mestre azeri. Agora é Kramnik quem está a meio ponto de Carlsen, a falta de três rodadas.
O restante jogo, entre Ivanchuk e Gelfand, foi um empate após poucos lances. Para ambos os mestres o torneio está finalizado -o ucraniano chegou dizer que utilizará o resto da prova como treino para o torneio russo por equipes-.

Nenhum comentário:

Postar um comentário