sexta-feira, 22 de março de 2013

O xadrez na série Banshee

Banshee promotional poster.jpgLucas Hood é um ex-presidiário e ladrão que assume por acaso a identidade do xerife de Banshee, uma pequena cidade junto a uma comunidade amish do estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Especialista em Artes Marciais, Hood impõe sua marca como xerife enquanto põe em prática seus próprios planos para atender seus interesses escusos. Ao mesmo tempo que precisa se livrar de mafiosos que o perseguem por tê-los traído, anos antes. Criada por Alan Ball, a série tem Antony Starr como Lucas Hood e Ivana Milicevic como Ana, a partenaire feminina com a qual o novo xerife mantem uma relação difícil, pois no presente ela está casada com outro homem.
Ben Cross vive Rabbit, um mafioso ucraniano que além de perseguir Hood por ter fugido anos trás com a sua filha Ana, é um fanático enxadrista. Em diversos episódios se mostra Rabbit dando simultâneas aos seus capangas, analisando uma posição ou fazendo analogias entre o jogo e diversas situações da vida.


Rabbit não é a única referência ao jogo-ciência na série; na apresentação, diversas fotos aparecem em pares sucessivos, com uma pequena diferença entre uma e outra. Na maioria dos casos, as fotos tem a ver com algum acontecimento da série. Umas das fotos mostram uma posição de xadrez, com cada episódio da série se adentrando na partida. A posição corresponde a sempre-viva (Anderssen - Dufresne, Berlin 1852) e no episódio final, claro, a última fotografia mostra o lance Bxe7 mate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário