domingo, 17 de março de 2013

Aronian lidera o Candidatura


O grande mestre armênio Levon Aronian é o líder isolado no torneio Candidatura que se realiza em Londres para selecionar o adversário do campeão mundial, Viswanathan Anand (há possibilidades que o match pelo título se realize no país natal do campeão, Índia).
Aronian, que leva duas vitórias e um empate ante Carlsen, se aproveitou hoje da má forma de Vassily Ivanchuk, vencendo com certa facilidade levando as peças pretas -um fator não menor neste tipo de provas-. É preciso explicar que a má forma de Ivanchuk se refere ao desastroso uso do tempo que o mestre ucraniano vem realizando, e que deixa ele com escassos segundos para realizar muitos lances e chegar ao primeiro controle no lance 40.
A meio ponto do líder aparecem, com duas unidades, os grandes mestres Magnus Carlsen (foto) e Peter Svidler. O número 1 do rating elo mostra mais uma vez que não precisa fazer grandes coisas na abertura para ganhar o jogo: ele parece contente com obter o equilíbrio, e depois disso utiliza sua enorme força para volcar o meio jogo no seu favor. Na partida de hoje seu adversário, Boris Gelfand, teve oportunidades de empate porém sob certa pressão de tempo não as aproveitou. A sua vez Svidler venceu em uma bonita partida ao quem até hoje compartilhava a liderança com Aronian: Teimour Radjabov. O talentoso mestre russo achou um buraco na Índia de Rei que gosta jogar o azeri e obteve uma posição muito prometedora já desde a abertura.
A jornada se completou com o empate entre o ex campeão mundial Vladimir Kramnik e seu compatriota Alexander Grischuk. O primeiro obteve vantagem na abertura, porém com jogo preciso o condutor das pretas foi criando contrajogo e ambos se encaminharam ao terceiro empate consecutivo deles na prova.
Sendo o dia 18 livre, a quarta rodada do torneio vai se celebrar o próximo dia 19 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário