terça-feira, 28 de agosto de 2012

Brasil ganha no debut olímpico


O presidente da FIDE, Kirsan Ilyumzhinov, observando os jogos da primeira rodada
As equipes brasileiras começaram com bom pé a sua participação na Olimpiada 2012 que se realiza na cidade turca de Istambul, ganhando por 4-0 seus encontros frente a Argélia (no absoluto) e Libia (no feminino), se bem que no último caso a decisão se produz por W.O.
Os brasileiros não tiveram uma forte oposição, salvo talvez no primeiro tabuleiro onde Leitão, assim e tudo, ganhou de forma clara sobre um MI de mais de 2400 elo empregando a variante do fiancheto para combater a ìndia de Rei do seu adversário e obter uma vantagem desde a abertura.
No segundo tabuleiro o grande mestre Vescovi refutou as ambições desmedidas do seu adversário, obtendo uma rápida vitória.
Como é norma nas primeiras rodadas das olimpiadas- os jogos faltam ou estão em casos mau passados. Se tudo aconteceu como no pgn do site oficial, Fier venceu com peão a menos em posição perdida... perda por tempo ou colapso mental súbito do adversário são as minhas únicas apostas.
No último tabuleiro, uma verdadeira massacre: as brancas desenvolveram seguindo um esqueminha, e aqui acaba tudo o bom que posso dizer delas. Milos venceu sem dar nenhuma chance.
A maioria das equipes top ganharam com certa facilidade, mas algumas enfrentaram problemas insuspeitados.
Por exemplo Holanda, pré-classificada 9, venceu pela mínima diferencia a Malasia, graças a derrota do seu primeiro tabuleiro, gm Loek van Wely, ante o desconhecido Tze-Meng Mok (que ainda assim é MI com 2354 elo), e Eslovénia (28) sofreu para vencer Jamaica pela mínima também, depois do empate do mf Warren Elliott com Beliavsky. A Rússia entregou meio ponto ante República Dominicana (o empate do mf William Puntier com Tomashevsky) e muitos 3x1 estragaram os começos felizes de muitas equipes fortes, como Argentina com Botswana ou, remarcadamente, Armênia com Bolivia.
Os armênios, como muitas equipes top, reservaram sua máxima estrela, Levon Aronian, para melhor ocasião. O sólido grande mestre Sergey Movsesian foi o primeiro tabuleiro, porém não pudo com o grande mestre Oswaldo Zambrana, que depois de uma fase ruim parece estar reencontrando seu nível. O boliviano joga especialmente bem as posições da Siciliana, e venceu de forma bonita após golpes combinativos e um final de cavalo bom contra bispo ruim.
Amanha o emparceiramento no absoluto oferece o duelo Inglaterra - Brasil. Duro? Esperem ver o feminino: Rússia - Brasil. Bem duro! Mas não há duro que não amoleça... estamos na torcida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário