quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Biel: quem foi o vencedor?

Anish Giri e Hikaru Nakamura, dois dos protagonistas do torneio
Bem, depende de que critério empreguemos para contar as vitórias. Desde o ponto de vista da organização, que utilizou o sistema Bilbao (três pontos por vitória, um por empate) o vencedor foi o grande mestre chinês Wang Hao, de muito boa atuação. Agora, de ter-se utilizado o sistema clássico (dois pontos por vitória e um por empate) o vencedor teria sido Magnus Carlsen, que esteve pertinho -pertinho- de quebrar o recorde elo de Kasparov -2851-. A ibope enxadrística chegou contabiliçar 2846 virgula algo para o prodigio norueguês.
As posições pelo sistema Bilbao: 1. Wang Hao 19; 2. Magnus Carlsen 18; 3-4. Anish Giri e Hikaru Nakamura 16; 5. Etienne Bacrot 7; 6. Viktor Bologan 4
As posições pelo sistema clássico: 1. Magnus Carlsen 7; 2. Wang Hao 6,5; 3-4. Anish Giri e Hikaru Nakamura 6; 5. Etienne Bacrot 3; 6. Viktor Bologan 1,5
Vale destacar que Bologan teve dois jogos menos que o resto dos participantes, já que reemplazou ao participante original -Alexander Morozevich- por do~encia deste último desde a terceira rodada.
O sistema Bilbao premia as vitórias, porém neste caso particular deve-se notar que se bem que Wang Hao obteve mais vitórias (seis em total sobre dez jogos, para este nível um notável registro), também perdeu mais: as duas ante Carlsen... que não sofreu derrota.
É o sistema Bilbao a solução para acrescentar a competitividade? Os leitores têm a palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário