terça-feira, 5 de agosto de 2014

Recuperação

Os grandes mestres Rafael Leitão e Alexandr Fier durante a rodada de hoje
Bela recuperação da equipe absoluta brasileira após a derrota da rodada prévia, ganhando de Nigéria por 4-0 com boa atuação de todos os integrantes.
No tabuleiro 1, o grande mestre Rafael Leitão levou as peças pretas ante  o mestre internacional Buni Olape, apelando a sua favorita Siciliana Taimanov. Talvez procurando um empate no estilo do jogo do dia anterior entre Nakamura e Giri, o africano escolheu a pouco usual 7.a3, porém Leitão variou criando um esquema Scheveningen que mostrou conhecer mais e melhor. Um interessante sacrifício de qualidade lhe deu um poderoso centro e logo o ponto.
No tabuleiro 2 o grande mestre Alexandr Fier fez uso de uma das suas últimas descobertas de abertura -a Trompowsky- para criar uma bonita produção com direito a seus já reconhecidos golpes táticos. Foi quase uma miniatura.
Os representantes de Nigéria ofereceram a maior resistência no tabuleiro 3, onde o grande mestre Krikor Mekhitarian teve que progredir ganhando milímetro após milímetro depois de uma abertura Reti que derivou logo em um cenário de Holandesa. Em certo ponto a posição ainda não era clara, porém um erro no apuro de tempo do condutor das brancas (33.Txc2? em vez de primeiro tomar em f6) deu ao brasileiro o ponto.
O grande mestre Gilberto Milos logrou uma rápida vantagem na Índia de Rei Sämisch da sua partida, que lhe permitiu montar uma forte posição de ataque e ganhar material depois. O resto era questão de técnica, e embora fosse a partida mais longa em número de lances, desde cedo já se percebia que a das pretas era uma causa perdida.

Por sua parte, a equipe feminina brasileira perdeu ante România pelo placar de 3x1. O ponto brasileiro se obteve no primeiro tabuleiro, onde a mestre internacional Vanessa Feliciano obteve uma importante vitória ante a experimentada Cristina Foisor (2404 elo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário