terça-feira, 12 de agosto de 2014

Brasil vence a Eslováquia e ascende posições


Os resultados obtidos pelo Brasil na rodada dez valem seu peso em ouro. A equipe absoluta venceu a Eslováquia e compartilha a 11a colocação, a falta de uma rodada que pode oferecer um resultado histórico para o xadrez brasileiro. E a equipe feminina logrou um meritório empate ante a forte seleção da Inglaterra, redondeando uma jornada muito boa.
Na prova absoluta, a vitória de Alexandr Fier -com as peças pretas- sobre Ftacnik foi decisiva para o triunfo final, considerando que nos outros tabuleiros as batalhas acabaram na divisão do ponto. Krikor Mekhitarian, também levando as pretas, obteve um empate cômodo, porém Rafael Leitão (foto) e Felipe El Debs tiveram que defender ferreamente posições inferiores -e até perdida no segundo dos casos-.
A falta de uma rodada, China é líder isolada da prova, após vencer a França pela mínima diferencia (vitória de Yu Yangyi sobre Fressinet). Hungria está a um ponto após uma nova vitória, esta vez ante România. A novidade do dia foi a nova derrota de Magnus Carlsen, esta vez ante o melhor enxadrista croata atual, Ivan Saric.
No torneio feminino, o empate brasileiro se sustentou na vitória de Juliana Terao -que parece ter recuperado seu nível- e os empates de Vanessa Feliciano -ante Jovanka Houska, 2401 elo- e Joara Chaves -teve que defender um longo final de torre contra torre e cavalo da adversária-. Regina Ribeiro ficou inferior desde a abertura e a sua adversária ainda achou um arremate com base no melhor desenvolvimento e a exposição do rei da brasileira.
Até o momento esta prova era um passeio para a equipe russa, que tinha vencido todos seus duelos, porém a derrota de hoje ante Ucrânia deixa ainda aberto o final. Rússia ainda lidera com um ponto de vantagem sobre suas vencedoras e China.
Na rodada 11, Brasil enfrenta a România no absoluto e Moldávia no feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário