segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Outra vez Uzbequistão


Uma dura queda da equipe absoluta brasileira ante Uzbequistão, que somente obteve meio ponto (no tabuleiro 1, o empate de Rafael Leitão ante Rustam Kasimdzhanov), repetindo derrota e placar ante o mesmo adversário, que já o tinha vencido em Istambul 2012. O ligeiro favoritismo de elo de Brasil não se traduziu  nos tabuleiros, e ao chegar ao controle de tempo a posição de Fier e Mekhitarian era quase desesperada, enquanto a de El Debs inferior. No tabuleiro 1 o ex-campeão mundial FIDE tinha equilibrado de pretas ante o campeão nacional, sendo justa a divisão do ponto. 
Nesse ponto foi que os ex-URSS começaram a jogar duvidoso, permitindo equilibrar nos tabuleiros de Mekhitarian e El Debs. Se consideramos que antes do controle Fier tinha uma posição sustentável, é certo dizer que com alguma sorte o resultado poderia ter sido outro, ao menos mais ajustado que esse 3,5 x 0,5 que faz lembrar ao Alemanha - Brasil do mundial de futebol (sim, no xadrez também há sorte).
Infelizmente, se desaproveitaram as oportunidades e agora há que remar para recuperar posições. Amanhã Brasil enfrenta Nigéria, um rival acessível nos papéis, porém que acaba de vencer a Nova Zelandia, que estava muito acima deles. Com algum cuidado, a equipe deve trazer os dois pontos do match.
A equipe brasileira feminina, depois da derrota ante Rússia, se recuperou vencendo pela mínima a Luxemburgo (2,5 x 1,5, com três empates e vitória de Juliana Terao). O resultado podia ser maior se Feliciano concretizava a vantagem obtida, porém também pior, se as adversárias de Chaves e Chang continuavam a luta em vez de aceitar empate em posições ganhadoras (!). Amanha, entretanto, o Brasil tem uma dura prova em România, a sexta pré-classificada da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário