terça-feira, 28 de abril de 2015

Krikor Mekhitarian vence em Marabá

Última rodada: GM Krikor Mekhitarian x Kaiser Mafra (1x0)
A segunda edição do Aberto de Brasil de Marabá (Para) teve ao grande mestre Krikor Mekhitarian como exclusivo vencedor da prova, com 5,5 pontos sobre 6 possíveis. A meio ponto, quem escreve estas linhas, enquanto o mestre internacional argentino Leandro Perdomo (4 pontos) completou o pódio.
Krikor tinha vencido também a edição anterior, mas dessa vez o primeiro lugar tinha sido compartilhado por três mestres (o grande mestre Rafael Leitão e quem escreve também obtivemos 5 pontos) e o melhor desempate teve que ser utilizado. Desta vez não houve chance para nenhum outro participante, pois desde a primeira rodada o grande mestre de São Paulo tomou a liderança, que passou a ser isolada a partir da quarta rodada, e já não a abandonou.
O torneio foi muito bem organizado por Antonio Carlos Silva Almeida, que recebeu elogios dos participantes pelo trabalho feito, incluindo melhoras no local do jogo –as instalações do hotel Itacaiunas-. Desafortunadamente o grande esforço não foi premiado com a presencia de mais enxadristas participando –muitos dos previamente inscritos não se apresentaram à prova-, mas ainda assim teve representantes de oito estados –SP, SC, AM, PA, TO, RN, GO, MA- e três países –Brasil, Argentina e Uruguai-.
Para os enxadristas da região, a realização deste tipo de provas supõe a possibilidade de ganhar importante experiência contra jogadores que são habitual concorrência no circuito de abertos de Brasil. Sem contar com os mestres, não é todos os dias que eles têm a possibilidade de enfrentar a jogadores como Kaiser Mafra (um dos referentes de Florianópolis) ou Suzana Chang (ex-campeã brasileira), que viajaram até Para a praticar seu arte.
A equipe arbitral esteve composta pelo árbitro internacional Gino Genovesi e o auxiliar Rodrigo Leal, que tiveram um bom desempenho, registrando-se o torneio sem incidentes de nenhum tipo.

As principais posições: 1. Krikor Mekhitarian 5.5;2. Luis Rodi 5; 3-8. Leandro Perdomo, Bergson Fernandes Filho, Vitor Firmo Rocha, Marcelo Cunha Guimaraes, Kaiser Mafra, Pablo Salermo do Nascimento 4; 9. Werles Milhomem de Souza 3.5; etc.
Seguem fotos da competição, tomadas pelo AA Rodrigo Leal:
MI Rodi x GM Krikor, pela quinta rodada (foi empate)
Jacquiline Aguirra vs. Talita Medrado Almeida, pela 6a rodada (0x1)
Fernando Medrado Almeida vs. Suzana Chang (5a rodada, empate)
MI Leandro Perdomo vs, Werlles Milhomem de Souza (5a rodada, 1x0)
Marcelo Cunha Guimarães - Nilton Abreu (5a rodada, 1x0)
Uma vista geral da prova

Nenhum comentário:

Postar um comentário