sexta-feira, 24 de abril de 2015

Carlsen vence a Kramnik e se afasta na liderança

O campeão mundial observa o jogo entre Caruana e So
O campeão mundial Magnus Carlsen é cômodo líder (um ponto de diferência sobre o segundo, Viswanathan Anand) do memorial Gashimov a falta de duas rodadas.
O mestre norueguês derrotou com as peças brancas ao ex-campeão mundial Vladimir Kramnik em uma Ruy Lopez Berlinense na linha 4.d3, depois de obter vantagem na abertura uma vez que o ex-campeão mundial arriscou algo com as peças pretas. Depois de uma série de simplificações, o tabuleiro deixou uma posição com dama para o campeão por torre e bispo para Kramnik, onde as brancas tinham ainda mais um peão. As vezes o lado da torre e bispo logra criar uma fortaleza, mas este não era o caso: as brancas tinham maioria de peões na ala de dama e facilidades para invadir na ala de rei, o que acabou decidindo o jogo. Para Kramnik foi a terceira derrota consecutiva, um fato difícil de achar na sua brilhante carreira.
O até então segundo nas posições, Wesley So, sofreu uma derrota ante Fabiano Caruana, que segue em pleno processo de recuperação na prova. A abertura –uma Nimzoindia com visos de Índia de Dama- foi equilibrada, porém no momento certo So errou na disposição das suas forças e permitiu a Caruana se fazer com a iniciativa.
Foi a vez do ex-campeão mundial Viswanathan Anand, que se posicionava terceiro, de ganhar o segundo lugar, mas para isso teve que vencer a Michael Adams em uma complexa partida de corte posicional iniciada desde a abertura Inglesa, onde o indiano sacrificou qualidade a cambio de uma posição prometedora que impus com a sua habitual técnica.
 As outras duas partidas finalizaram em empate: o duelo entre os representantes locais Shakriyar Mamedyarov e Rauf Mamedov e Maxime Vachier-Lagrave com Anish Giri, na abertura de moda –o Gambito de Dama variante Ragozin-.

Posições

1. M. Carlsen 5½; 2. V. Anand 4½; 3-4. F. Caruana, W. So 4; 5. S. Mamedyarov 3½; 6-8. A. Giri, M. Vachier-Lagrave, R. Mamedov 3; 9.  V. Kramnik 2½; 10. M. Adams 2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário