segunda-feira, 27 de abril de 2015

Kasparov, sem piedade de Short em Saint Louis


O Clube de Xadrez de Saint Louis, nos Estados Unidos, foi sede, durante os passados 25 e 26 de abril, de um particular encontro que significou a volta aos tabuleiros do ex-campeão mundial Garri Kasparov, mais um em ritmo rápido –o único que o Ogro de Bakú, retirado das competições de ritmo clássico, admite participar-.
Kasparov venceu com facilidade ao grande mestre inglês Nigel Short, tanto no mini match de partidas rápidas quanto no desafio de partidas blitz: 1½–½ e 7-1 respetivamente.
O encontro se organizou de forma que cada um dos dois dias foi disputado um jogo rápido e quatro blitz. No primeiro dia, o rápido finalizou empatado, enquanto nos blitz o ex-campeão mundial tomou a dianteira pelo placar de 3-1. Já no segundo dia Kasparov arrasou, vencendo tanto o jogo rápido quanto os quatro blitz. A explicação ao placar global elevado? Estando em desvantagem, Short decidiu arriscar para encurtar a diferencia, e como as vezes acontece, a estratégia deu errado.
Ainda assim, a diferencia chama a atenção: Short, que vinha de vencer o Thai Open em Pattaya (Tailândia), parecia estar em boa forma, mas não foi adversário para um muito motivado Kasparov.

O encontro se deu no marco de uma importante novidade no xadrez mundial: a instalação de um ciclo de grandes torneios com grandes prêmios e a participação dos melhores jogadores do mundo. Vão ser quatro etapas, com três delas previstas na própria Saint Louis, o London Classic e o Masters em Noruega, enquanto se baralha a possibilidade de adicionar como quarto torneio a um a se realizar na Indonésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário