domingo, 19 de abril de 2015


Dois líderes após a realização da terceira rodada no memorial Gashimov em Shamkir, Azerbaijão: eles são Magnus Carlsen e Wesley So (foto).
O campeão mundial utilizou o histórico sistema Stonewall da Holandesa para vencer de pretas ao italiano Fabiano Caruana. A partida foi muito interessante e complexa, com um final com duas torres e peça menor por lado que devia ter finalizado com a divisão do ponto, porém  aparentemente Caruana o subestimou, derivando a posição a um final de torres algo inferior, mas extremamente difícil de jogar. Antes, este tipo de posições podiam se ajustar à famosa frase de Tarrasch: “todos os finais de torre são empate”, mas os novos ritmos de jogo –é comum chegar ao final com poucos minutos no relógio- podem estar obrigando a um câmbio na frase: “nem todos os finais de torre são empate”. Assim foi neste caso.
Para Carlsen, foi a oportunidade de quebrar uma má costume que recentemente tinha-o assombrado: quatro derrotas consecutivas na rodada 3, desde a última olimpíada.
O mais novo representante estadunidense (oriundo de Filipinas), Wesley So, realizou uma bela tarefa posicional na sua partida ante Michael Adams no gambito de Dama declinado, variante das trocas. Ante um esquema original porém talvez não de tudo correto do mestre inglês, So primeiro ganhou par de bispos para logo explorar suas peças mais ativas e se fazer com o ponto.
Até ontem, Vladimir Kramnik compartilhava com os mencionados So e Carlsen a primeira colocação, mas hoje não passou do empate ante Rauf Mamedov após uma partida sem muitos acontecimentos na sua prezada Ruy Lopez Berlinense.
As outras duas partidas da rodada foram empates: uma animada batalha na caro Kann do Avanço entre o ex-campeão mundial Viswanathan Anand e Anish Giri, e uma Grünfeld de interesse teórico entre Shakriyar Mamedyarov e Maxime Vachier-Lagrave.

Posições
1-2. M. Carlsen, W. So 2½; 3. V. Kramnik 2; 4-6. V. Anand, R. Mamedov, M. Vachier-Lagrave 1½; 7-9. A. Giri, S. Mamedyarov, F. Caruana 1; 10. M. Adams ½


Amanhã, pela quarta rodada da prova, Carlsen leva as pretas (repete cor) ante Adams, enquanto So tentará quebrar a série de empates de Mamedov com as peças brancas. A partida do dia pode ser o clássico entre os ex-campeões mundiais Kramnik e Anand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário