sábado, 25 de abril de 2015

Anand, a meio ponto de Carlsen a falta de uma rodada


O campeão mundial Magnus Carlsen segue liderando o memorial Gashimov, que se realiza na cidade azeri de Shamkir. A falta de uma rodada, o norueguês está com meio ponto a mais que o segundo, o ex-campeão mundial Viswanathan Anand (foto). A rodada 8 teve três partidas definidas, sendo uma das mais emocionantes da prova, pelo significado na tabela de posições.
Carlsen empatou de pretas contra Wesley So, que abriu o jogo com a abertura Inglesa, respondendo o campeão com 1...e5 e levando o jogo à variante dos quatro cavalos. Talvez Carlsen chegou a ficar algo melhor, mas So defendeu bem e com sucessivas simplificações alcançou a paridade.
Anand obteve uma brilhante vitória ante Shakriyar Mamedyarov, com direito a mais uma entrega de qualidade, como na partida de ontem. Esta vez, o mestre indiano sacrificou a torre por um bispo e um peão, obtendo ademais um peão passado no centro que se potenciou quando os restantes peões centrais o acompanharam na iniciativa. O jogo tinha começado em uma variante relativamente tranquila da abertura dos Quatro Cavalos, mas já na primeira dúzia de lances a posição era aguda e muito interessante. Com este resultado, Anand ultrapasso novamente os 2800 pontos de elo, ficando atualmente na posição #2
Vladimir Kramnik cortou a série de derrotas (três, algo inédito na sua carreira) vencendo a Maxime Vachier-Lagrave. O ex-campeão mundial também realizou uma entrega de qualidade, obtendo um centro tão forte que o mestre francês se viu obrigado a devolver a qualidade, obtendo o russo um final melhor que impus com a sua habitual boa técnica.
Michael Adams, o lanterna do torneio até esta rodada, teve também uma atuação brilhante ante Anish Giri. Depois de uma Siciliana Najdorf com g3 e tratamento tranquilo, o mestre inglês se lançou ai ataque, ganhando espaço primeiro e depois enfraquecendo as defesas do rei preto, arrematando com uma elegante combinação. Depois desta partida Adams segue na última colocação, mas não está sozinho nela.
A restante partida, Rauf Mamedov contra Fabiano Caruana, foi uma luta teórica na variante Steiner da Ruy Lopez, não sem aventuras e que finalizou com um xeque perpétuo de dama do mestre italiano.

As posições: 1. M. Carlsen 6; 2. V. Anand 5½; 3-4. F. Caruana, W. So 4½; 5-7. R. Mamedov,  V. Kramnik, S. Mamedyarov 3½; 8-10. A. Giri, M. Vachier-Lagrave, M. Adams 3


Amanhã, pela última rodada, Carlsen leva as brancas ante Mamedov, enquanto Anand vai de pretas ante Caruana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário