sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Se definem as posições no Campeonato Brasileiro


Outra notável produção de Rafael Leitão na Eslava de brancas (esta vez ante o mestre fide Roberto Andrade, ambos na foto) e outro ponto para o campeão nacional, que permanece na liderança com somente meio ponto perdido. Leitão escolheu a variante 4.e3 para combater a sólida defesa preta, obtendo uma ligeira iniciativa e depois de complicações seguidas por imprecisões pretas uma clara vantagem consistente nas peças melhor coordenadas e mais ativas. Nestas alturas, o empate que lhe tirou Edgar Rodrigues já tem cara de proeza. É que o grande mestre de Maranhão está mostrando uma grande forma, com jogo original que se soma a sua tradicional técnica.
Se Leitão não é ainda o campeão 2014 é porque o seu perseguidor direto, o grande mestre Felipe El Debs, segue ganhando e conservando esperanças. El Debs venceu de brancas ao mestre internacional Máximo Macedo em interessante partida que no apuro de tempo pode ser para qualquer um dos protagonistas.
O grande mestre Krikor Mekhitarian empatou de pretas ante o mestre fide Edgar Rodrigues em outra das interessantes produções da rodada, desenvolvida na antiga linha principal da Grünfeld. Krikor se mantem na terceira colocação da prova.


As outras partidas da nona rodada foram um lutado empate entre Mateus Nakajo Mendonça e César Umetsubo (ambos na foto) no velho e bom Gambito de Dama declinado; um empate rápido entre Francisco Cavalcanti e Luismar Brito -os dois representantes locais- e a vitória de Paulo Jatobá, levando as peças pretas, em uma Índia de Rei ante Mario Fiaes no duelo baiano do torneio.
As posições após nove rodadas:
1. Rafael Leitão 8,5
2. Felipe El Debs 7
3. Krikor Mekhitarian 6
4-5. Mateus Nakajo Mendonça, Edgar Rodrigues 5
6-8. Máximo Macedo, Francisco Cavalcanti, Paulo Jatobá 4,5
9, César Umetsubo 3,5
10. Luismar Brito 3
11. Roberto Andrade 2,5
12. Mario Fiaes 0 

Nenhum comentário:

Postar um comentário