quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Leitão e El Debs se afastam

O grande mestre Felipe El Debs e o mestre FIDE Francisco Cavalcantio antes do começo da sua partida

Como se fosse um complote, três dos seis jogos da sexta rodada da final do Campeonato Brasileiro de Xadrez que se realiza em João Pessoa começaram com a defesa Francesa, todas no mesmo setor da sala de jogo. O duelo acabou com a vitória das brancas por 2x1, cortesia das vitórias do grande mestre Krikor Mekhitarian e do mestre fide Roberto Andrade, enquanto Mateus Nakajo salvou a honra das pretas.
No outro setor, se registraram vitórias dos grandes mestres que estão na parte de acima da tabela: Rafael Leitão e Felipe El Debs, que estão com 5,5 e 5 pontos respetivamente, com um a mais que o seu colega Mekhitarian e o mestre internacional Macedo.
A partida entre Umetsubo e Leitão foi equilibrada até certo ponto, porém no final de peças menores (bispo e cavalo para o campeão nacional contra dois cavalos do paranaense) o mestre de Maranhão tomou a iniciativa, que se traduz finalmente em um ganho de peão e uma vitória técnica.
O jogo entre El Debs e Cavalcanti também foi equilibrado, até que um erro do representante de Paraiba permitiu um forte golpe tático branco:


25.Bg6! após o qual a posição das pretas se quebra. Em poucos lances mais, Cavalcanti abandonou.
Ambos os grandes mestres se afastam, porém seu colega Krikor Mekhitarian não lhes perde de vista, após uma série de vitórias consecutivas. Foi interessante o seu jogo de hoje ante o mestre fide baiano Paulo Jatobá, com intercambio de golpes táticos e surpresas:

Mekhitarian - Jatobá
João Pessoa 2015


18. Df3 Ca5 19. Bxe6 Td1+ 20. Dxd1 Cb3+ 21.Re3 Dxc3+ 22. Rf4 Cxa1 23. Dh5 Dxd4+ 24. Rg3 Dxe5+ 25. Bf4 Dc3+ 26. Cf3 1-0
A rodada entregou também a vitória de Mateus Nakajo sobre Luismar Brito, a de Roberto Andrade sobre Mario Fiaes e o empate entre Máximo Macedo e Edgar Rodriguez, em partida onde o primeiro dispus de excelentes chances porém não concretizou.
Amanhá é dia de rodada dupla, com a realização das rodadas 7 e 8.
As posições após a sétima rodada:

1. Rafael Leitão 5,5
2. Felipe El Debs 5
3-4. Krikor Mekhitarian, Máximo Macedo 4
5. Mateus Nakajo Mendonça 3,5
6. Francisco Cavalcanti 3
7-9. César Umetsubo, Paulo Jatobá, Edgar Rodrigues 2,5
10. Roberto Andrade 2
11. Luismar Brito 1,5
12. Mario Fiaes 0


Nenhum comentário:

Postar um comentário