segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Leitão lidera após três rodadas


Depois da jornada dupla de ontem, o grande mestre Rafael Leitão (foto) é o único líder da 81ª edição do Campeonato Brasileiro de Xadrez, seguido a meio ponto pelo mestre internacional Máximo Iack Macedo e o mestre fide Francisco Cavalcanti.
A jornada compreendeu rodadas as 10.00 e as 17.00, no marco de um dia com bom sol na capital paraibana. Na primeira delas –a segunda da prova- Leitão começou a desandar o caminho á liderança ao vencer ao mestre fide Mateus Nakajo em exibição de boa técnica. O atual campeão nacional primeiro obteve maioria de peões na ala de dama em posição com dama e dois bispos por lado. No momento crítico, a entrega de um peão (34.b5!) permitiu a criação de um forte peão passado que acabou decidindo o jogo. O destaque da rodada foi o violento ataque desenvolvido por Macedo para vencer em somente vinte lances ao grande mestre Krikor Mekhitarian. Ao finalizar a rodada o torneio tinha três líderes: Leitão, Macedo e Cavalcanti, que tinha vencido a Fiaes.

A rodada da tarde –terceira da prova- deixou, como indicado, somente um líder. O grande mestre Rafael Leitão impus a sua maior experiência ante Fiaes, explorando defeitos na estrutura adversária em final de peças pesadas. O outro jogo decidido na oportunidade foi o que enfrentou ao grande mestre Krikor Mekhitarian e Roberto Andrade. O primeiro, que precisava da vitória como agua, obteve a iniciativa na saída da abertura e tomou suas chances ao entregar peça por três peões. A posição não era simples, mas imprecisões do seu adversário lhe permitiram ao condutor das brancas seu primeiro ponto no torneio. Dos quatro empates registrados, foi animado o da partida entre Nakajo Mendonça e o grande mestre Felipe El Debs. O jogo começou com uma tranquila variante das trocas na Eslava, mas a saída da abertura ficou claro que as brancas tinham posição preferível e até ganharam um peão. A situação era complicada, porém medidas de contrajogo acertadas de El Debs somadas a alguma imprecisão branca permitiram às pretas obter o equilíbrio. Também interessante foi o duelo entre Paulo Jatobá e Máximo Iack Macedo. A abertura parecia algo melhor para as brancas, porém no meio jogo a situação tinha-se invertido e as pretas eram as que pressionavam. Uma oportuna simplificação motivou aos protagonistas a firmar a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário