quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Ivanchuk e um bom começo em Wijk aan Zee


Vassily Ivanchuk (foto) é imprevisível. Assim como teve uma atuação ruim no nacional ucraniano –onde começou como grande favorito porém não aportou nos primeiros lugares-, é capaz de ressurgir das cinzas, como uma ave Fênix do xadrez, e liderar no torneio fechado mais forte do mundo após as primeiras quatro rodadas. O veterano enxadrista leva três vitórias (duas delas com belas produções contra a defesa Siciliana) e um empate –certo: ainda deve enfrentar aos mais fortes adversários, porém de qualquer forma é um começo muito bom-.
A meio ponto se posicionam Fabiano Caruana e Ding Liren. O italiano começou com duas vitórias e logo dois empates, mas em todos os casos enfrentando a fortes enxadristas. O chinês se recuperou da derrota da primeira rodada –justamente ante Caruana- e venceu três partidas em forma consecutiva: agora enfrenta a Ivanchuk no duelo chave da quinta rodada.

Uma das surpresas da prova foi a derrota do campeão mundial Magnus Carlsen ante Radoslaw Wojtaszek. O norueguês levava dois empates, e somente pode vencer na quarta rodada, alcançando assim o 50%. O jogo dele, ainda, está no deve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário