sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Leitão mantem a vantagem a falta de três rodadas


A falta de três rodadas, somente uma catástrofe pode privar a Rafael Leitão do seu sétimo título de campeão nacional brasileiro. O grande mestre de Maranhão venceu ontem, pela oitava rodada do principal torneio nacional, ao mestre internacional Máximo Iack Macedo (ambos na foto acima) em final de bispos de cor oposta e permanece na liderança da prova com sete pontos e meio, um e meio acima do grande mestre Felipe El Debs, o seu mais imediato perseguidor.
Levando as pretas Leitão obteve uma ligeira vantagem na forma de melhor centro e peças mais ativas. Macedo entregou material para simplificar e chegar a uma posição de torre e bispos de diferente cor, que depois se transformou em uma com somente os bispos. Posições deste tipo são difíceis de jogar, pelas tendências de empate dos bispos de cor oposta, porém outro fator entrou no cenário: o apuro de tempo do condutor das brancas. Macedo realizou algumas imprecisões na defesa –basicamente, ele não tinha que permitir ao rei das pretas crescer no tabuleiro e invadir- e em poucos lances o que era tecnicamente difícil se facilitou de forma que Leitão –sempre mostrando uma excelente técnica- se fez com o ponto.


Para lograr não perder de vista ao líder, o grande mestre Felipe El Debs (foto) teve que defender de pretas uma posição inferior ante o mestre fide César Umetsubo. A tortura se estendeu desde a saída da abertura até o apuro de tempo, onde finalmente o grande mestre obteve contrajogo. A partida se fez então aberta, mas sempre no marco de uma vantagem branca. No entanto, coisas da falta de tempo, Umetsubo pendurou uma torre inteira e o ponto foi para seu adversário, que agora conta com 6 pontos na tabela.


Com meio ponto a menos que El Debs se encontra o grande mestre Krikor Mekhitarian (foto), que ontem lançou um violento ataque desde uma Ruy Lopez clássica (com g4 incluído), finalmente com sucesso, sobre o lanterna Mario Fiaes. A colocação final do grande mestre de São Paulo depende em parte do seu duelo da última rodada ante Leitão, porém desde já está mostrando uma boa recuperação após o começo negativo com 0/2.


Nas outras partidas da rodada se registraram empates entre Roberto Andrade e Francisco Cavalcanti e entre Paulo Jatobá e Mateus Nakajo Mendonça e a vitória de Edgar Rodrigues (foto) –no seu debute no campeonato brasileiro está realizando uma boa atuação- sobre o representante local Luismar Brito, após breve escaramuça tática no centro do tabuleiro.

Hoje, desde as 15.00 (horário local) tem lugar a nona rodada, nas instalações do hotel Cabo Branco Atlântico em João Pessoa. Como de costume, teremos transmissão ao vivo com os comentários do grande mestre Darcy Lima e Juliana Rizo. O leitor pode observa-los no site: www.campeonatobrasileirodexadrez.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário