terça-feira, 19 de novembro de 2013

Um trâmite

 
A oitava partida do match pelo título mundial que se realiza em Chennai (Índia) entregou outro empate tranquilo: Anand não se sente preparado ainda para queimar as naves -se especula que isso pode acontecer nos seguintes dois jogos- e para Carlsen cada meio ponto o acerca ao objetivo.
O norueguês voltou variar de abertura, escolhendo nesta oportunidade abrir com peão rei. Possivelmente o campeão não se decidiu pela Siciliana para não enfrentar algum dos esquemas fechados -como a variante Moscou, 3.Bb5+- que o desafiante costuma empregar e que levariam a uma luta muito seca. Mas a sua escolha não foi, desde o ponto de vista esportivo, muito melhor: a Ruy Lopez Berlinense -adotada também por Carlsen nos seus jogos de pretas- é muito sólida e qualquer desequilíbrio é difícil de obter, ainda mais neste nível.  
Como esperado, Magnus escolheu um esquema tranquilo, e logo o jogo não foi mais que um trâmite rumo a partidas mais decisivas, com anunciadas manobras de simplificação e nenhuma chance de desequilíbrio.
Vale destacar que para seus primeiros vinte lances, o mestre norueguês empregou somente dez minutos ("com a linha escolhida não havia muito no que pensar; em jogos abertos não há necessidade de longos pensamentos" declarou depois da partida), enquanto Anand tinha investido aproximadamente uma hora tentando alguma ideia de iniciativa -em vão-.
Amanha é dia livre; o match continua no dia 21 com o nono jogo, onde Anand conduzirá as peças brancas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário