Como no primeiro jogo, os dois protagonistas do match pelo título mundial declararam empate na segunda partida, realizada hoje em Chennai, Índia, mantendo assim o placar equilibrado (1x1).
O campeão mundial, Viswanathan Anand levou as brancas a abriu o jogo com a sua favorita 1.e4. Logo no tabuleiro apareceu a defesa Caro Kann, uma surpresa por parte de Carlsen que geralmente respondeu o peão rei do mestre indiano com sicilianas ou Ruy Lopez.
O jogo pronto continuou pela trilha de um dos mais recentes jogos do campeão (a sua vitória sobre Ding Liren no memorial Tal realizado este ano em Moscou), e logo o condutor das brancas se encontrou ante um dilema: "A posição que surge depois do lance 12 é muito aguda, e claro que eu não a esperava. Neste ponto eu tinha que decidir se queria voar ás cegas ou... escolher uma linha ligeiramente sólida" (Anand).
O mestre indiano, evitando possíveis preparações, foi optando pelas continuações sólidas, e já no lance 17 o resultado era claro: sem damas no tabuleiro, com duas torres e bispo da mesma cor por lado, a divisão do ponto era o resultado mais provável. Os contendentes arribaram nesse resultado no lance 25.
Sendo amanha o primeiro dos dias livres estabelecidos, o match continua o próximo 12 de novembro com a terceira partida. Magnus Carlsen levará as peças brancas nessa oportunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário