quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Três claros líderes em Wijk aan Zee


Após quatro rodadas disputadas, e antes do primeiro dia livre, três grandes mestres se distanciaram na liderança do resto dos competidores, com 3 pontos sobre 4. São eles Sergey Karjakin, Magnus Carlsen (foto) e Viswanathan Anand.
Karjakin teve um extraordinário começo, e até aqui é um dos mais regulares da prova: ganha quando leva as brancas e empata de pretas, como a velha escola soviética recomendava fazer neste tipo de torneios. Mostrou boa técnica nas suas vitórias, e também na hora de defender posições inferiores como a que teve ante Nakamura na rodada 4, onde salvou um final de peças pesadas com peão a menos.
Pouco se pode adicionar ao que los leitores já conhecem do número 1 do rating elo, o norueguês Carlsen. Como mencionou o grande mestre Joel Benjamin em um recente artigo publicado no Yearbook, a maior fortaleza dele não parece estar na abertura -em isso se diferencia claramente de Kasparov, que exercía a máxima pressão desde os primeiros lances- mas sim nos enormes recursos que parece ter nas seguintes fases de jogo. Benjamin, nesse senso, chegou a compara-lo com Lasker. Em Wijk, Magnus parece corroborar o analises do mestre americano, utilizando esquemas que na teoria não são críticos, como a abertura Ponziani (1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.c3) que utilizou para derrotar Harikrishna.
O terceiro integrante do clube dos líderes é o campeão mundial Anand, que pos-sivelmente seja quem esté mostrando o mais extraordinário xadrez do torneio, fruto da sua excelente preparação. O seu jogo contra Fabiano Caruana pela terceira rodada foi muito bom, mas o da quarta pode-se calificar simplesmente como obra de arte. Não todos os dias se pode vencer Levon Aronian -o número 3 do mundo- de pretas e em somente 23 lances! Anand o fez, com o adicional de ter feito isso com lances elegantes, fortes e sobretudo difíceis de antecipar.
Amanha a quinta rodada entrega um jogo estelar: Anand leva as brancas ante Carlsen. O outro líder, Karjakin, procurará uma nova vitória desde o lado branco ante Giri. È cedo ainda -restam nove rodadas-, porém a prova já entrega não poucas emoções...

Nenhum comentário:

Postar um comentário