quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Os objetivos de Magnus

Entrevistado em Wijk aan Zee, o líder cômodo da prova expressou que tem ainda alguns objetivos após ter quebrado o record de Kasparov com seus 2861 elo (2859 foi a marca do Ogro de Bakú).
Carlsen declarou duas tarefas e lhe adicionaram outra, que consideradas não parecem menores a aquelas que o famoso herói da mitologia grega, Hércules, teve que enfrentar. Mas, como acontece com aquele semideus, também podemos esperar que Carlsen as realize!
* Ser campeão do mundo - Uma tarefa bem possível. Claro, há que ganhar o candidatura (atualmente pelo sistema de mini-matches) e depois o match contra o campeão mundial (hoje, o indiano Viswanathan Anand).
* Ultrapassar os 2900 elo - Esto já parece bem duro, mas a ideia de Magnus é ser o único ser humano na história em chegar nessa marca. O problema é que quanto mais pontos elo ele coleita, cada empate com seus colegas de 2700 o deixa perdendo unidades...
* Quebrar o recorde de Kasparov em Wijk aan Zee, torneio que ganhou com 10/13 no ano 1999. Magnus vai com 8 em 10, e parece perfeitamente possível que ao menos ele empate Kasparov fazendo 2/3 nos jogos que seguem. Os adversários que restam são Anish Giri (não no seu melhor torneio, mas já ganhou de Carlsen no mesmo cenário), o chinês Wang Hao e Hikaru Nakamura (que ainda oferece luta pelos primeiros lugares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário