terça-feira, 29 de janeiro de 2013

EEUU é campeão no Panamericano por equipes



A 9a. edição do campeonato panamericano por equipes de xadrez teve lugar na cidade de Campinas, pelo sistema shuring a dupla volta com quatro times participantes: Estados Unidos -pela primeira vez na competição- Cuba, Brasil e Uruguai. Os dois primeiros são as principais potencias do continente, o time local contou com os grandes mestres Henrique Mecking, Gilberto Milos, Felipe El Debs e Everaldo Matsuura (foto) mais o mestre internacional Diego di Berardino -uma forte representação- e a celeste formou com seus melhores enxadristas.
Vale destacar que a equipe estado-unidense participou com muitas das suas principais figuras: Alexander Onischuk, Varuzhan Akobian, Ray Robson, Alexander Lenderman e Samuel Shankland. Cuba contou com Leinier Dominguez, Lázaro Bruzón e Yuniesky Quezada, enquanto por Uruguai participou Andrés Rodriguez.
A prova, organizada pela Confederação Brasileira de Xadrez, foi arbitrada pelo internacional Antonio Bento, com o também AI Elcio Mourão como adjunto.
Na última rodada Brasil obteve um meritório empate ante o campeão Estados Unidos, porém como Cuba venceu Uruguai a equipe nacional finalizou na terceira colocação.
O site oficial é: www.panamericano-equipes.blogspot.com.br/
As posições finais: 1. EEUU (16½) 10; 2. Cuba (15½) 7; 3. Brasil (11½) 6; 4. Uruguai (4½) 1
Considerando a força dos primeiros dois equipes, a atuação de Brasil foi digna, com destaque para este empate na última rodada com Estados Unidos e a vitória, pela rodada 3, sobre Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário