sexta-feira, 28 de março de 2014

Candidatura: rodadas decisivas


Quando somente faltam duas rodadas as principais posições se mantem no mesmo estado que o mencionado no artigo do dia livre prévio. O ex-campeão mundial Viswanathan Anand mantem o ponto de vantagem sobre Levon Aronian, depois que ambos os mestres empataram seus três últimos jogos. Se acaso, os dias prévios simplificaram a equação pelo primeiro lugar ao deixar fora a um dos principais favoritos, o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik que teve uma fase desastrosa onde somente fez meio ponto de três –não lembramos uma sequência tão má do mestre russo-.
Com a queda de Kramnik, a luta pelo primeiro lugar ficou exclusivamente entre Anand e Aronian. Matematicamente, ainda conservam chances Sergey Karjakin e Shkriyar Mamedyarov, que estão a um ponto e meio de Anand e a meio ponto de Aronian, mas essas chances hoje transitam mais a terra das fantasias. O milagre pode-se produzir se Karjakin, na próxima rodada, vence a Anand, mas ainda eles dependem de outros resultados. Em sintesis: muito difícil que o vencedor salga do duo Anand – Aronian.
No caso de Anand empatar os dois jogos restantes -uma hipótese realista, desde que o ex-campeão mundial não perdeu jogo até aqui e está jogando muito sólido-, o mestre armênio está obrigado a vencer as duas partidas para lhe alcançar -o que seria em virtude uma ultrapassagem, dado que o regulamento estipula como primeiro desempate o maior número de vitórias-. Note que este último caso ilustraria uma mirabolante situação: quem jugou melhor acabaria derrotado no segundo lugar, como fruto do absurdo de colocar como sistema desempate o maior número de vitórias.

Obviamente, se acontecesse um caso dessa magnitude, Anand lamentaria muito ter dado empate em posição melhor –ganhada, segundo parece- ante Andreikin na 12ª rodada. Mas por enquanto, maior peso tem outra partida: Anand x Aronian, 1ª rodada, 1x0. Esse ponto é a diferencia que separa hoje aos dois mestres. Considerando o visto nas primeiras 12 rodadas, nada parece apontar que Anand pode ter algum problema na hora de ganhar sua chance para uma revanche ante Magnus Carlsen.

Emparceiramento da rodada 13 (jogos desde 06.00 AM hora Brasil)
S. Karjakin - V. Anand
D. Andreikin - L. Aronian
P. Svidler - S. Mamedyarov
V. Kramnik - V. Topalov

Posições
1. V. Anand 7½; 2. L. Aronian 6½; 3-4. S. Mamedyarov, S. Karjakin 6; 5-8. V. Kramnik, D. Andreikin,  V. Topalov, P. Svidler 5½

Nenhum comentário:

Postar um comentário