quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Todo segue igual em João Pessoa

A prova é arbitrada pelo lendário AI Antonio Bento, aqui observando o jogo pela 3a rodada entre Paulo Jatobá Reis (na direita da foto) e Yago Santiago (foto gentileza blog Reino de Caissa)
Depois da sétima rodada, as principais posições na 80a. edição do Campeonato Nacional Brasileiro se mantêm sem modificações: segue liderando o grande mestre Krikor Mekhitarian, seguido a meio ponto por dois implacáveis perseguidores: o mestre fide Cesar Umetsubo e o grande mestre Rafael Leitão. Todos eles venceram seus jogos nesta jornada.
Na partida mais interessante da rodada, Mekhitarian enfrentou a defesa Índia de Rei do mestre internacional Diego di Berardino com o agido ataque dos quatro peões. O grande mestre obteve vantagem na abertura, e na hora de consolidar ingressou em uma variante de fantasia com entrega material que levou a grandes complicações. O jogo, apesar da sua complexidade, teve poucos erros e quando o condutor das pretas cometeu um (28...Txf5), ficou seriamente comprometido por não poder evitar a queda do peão b7 (ou a criação de um forte peão passado branco, que ao final foi decisivo). Uma importante vitória para Krikor ante um adversário perigoso que podia ter colocado a sua liderança em risco.
Umetsubo está no torneio da sua vida: ele ganha de brancas, de pretas, de vermelhas... e com a sua última vitória, conquistou a sua terceira norma de mestre internacional. Pena que o torneio não teve um terceiro grande mestre, pois nesse caso o jovem mestre podia até lutar pela norma de GM! Ontem ele aproveitou suas chances na ala de dama para vencer de pretas ao mestre internacional Máximo Macedo em uma posição clássica do Gambito de Dama declinado. A linha utilizada por Umetsubo é uma favorita do GM inglês Nigel Short.
Leitão não teve maiores dificuldades no seu jogo ante o representante local, mestre fide Luismar Brito, já que ganhou a iniciativa apenas saído da abertura, quando a decisão do paraibano de deixar o rei no centro se demostrou arriscada. O jogo tinha começado com uma das aberturas favoritas de Luismar, 1.Cc3, e transpus á abertura Veresov após 1...d5 2.d4 Cf6 3.Bg5.
Completaram a rodada os empates entre os mestres internacionais Roberto Molina e Yago Santiago e o mestre internacional Christian Toth com o mestre fide Francisco Cavalcanti e a vitória do mestre internacional Evandro Barbosa sobre o mestre fide Paulo Jatobá -por tempo em uma posição clara de empate, após ter desperdiçado a vitória o condutor das pretas-.

As posições:
1. Krikor Mekhitarian 6½; 2-3. Cesar Umetsubo, Rafael Leitão 6; 4. Evandro Barbosa 4½; 5. Roberto Molina 4; 6-8. Yago Santiago, Diego Di Berardino, Maximo Iack Macedo 3½; 9. Paulo Jatoba Reis 2; 10. Christian Toth 1½; 11-12. Luismar Brito, Francisco Cavalcanti ½

Nenhum comentário:

Postar um comentário