quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Leitão se soma a Mekhitarian na liderança


A somente três rodadas do final, parece que a edição 80 do campeonato Nacional Brasileiro vai ser uma contenda direta entre os dois grandes mestres participantes, Rafael Leitão (foto) e Krikor Mekhitarian, que lideram com 7 pontos em 8, um a mais que o mestre fide Cesar Umetsubo.
Leitão venceu em um dramático e interessante jogo ao mestre internacional Yago Santiago, levando as peças pretas. O grande mestre escolheu a defesa Caro Kann para combater a abertura de peão rei do seu adversário, e logo no tabuleiro apareceu a clássica linha de Short na variante do Avanço. Ao sair da abertura, as pretas tinham obtido uma ligeira vantagem, porém uma imprecisão permitiu Santiago equilibrar a posição, com ajuda de dois fortes lances (20.Ca4 e 22.c4). Nos lances seguintes o jogo se fez complexo e ofereceu chances aos dois lados, porém nas complicações as brancas foram perdendo pé e, depois de dois lances terríveis (31.h3 e especialmente 32.Cb7) tiveram que resignar. Uma importante vitória para Leitão, que alcançou assim ao seu colega Mekhitarian nas posições.
Também com as peças pretas, Mekhitarian enfrentou um adversário igualmente difícil ao que teve Leitão: o mestre internacional Roberto Molina. A partida transcorreu em uma das linhas principais da Índia de Dama, e o mestre mineiro obteve vantagem que manteve até o mesmo final, quando ambos os mestres decidiram dividir o ponto.
Com estes resultados, o mestre fide Cesar Umetsubo pudo ter alcançado a liderança, e todo parecia indicar que estava no bom caminho na sua partida ante o mestre internacional Christian Toth: para o lance trinta e algo, ele contava com vantagem decisiva. Porém o xadrez é cruel as vezes, e sucessivos erros permitiram a Toth recuperar a posição jogando com valentia seu rei no campo adversário e até vencer -a sua primeira vitória na prova-.
Especial interesse teve, em João Pessoa onde se disputa a prova, o duelo entre os dois representantes locais, Francisco Cavalcanti e Luismar Brito que acabou, felizmente para os torcedores deles, sem vencedores nem vencidos.
A rodada se completou com dois empates: uma interessante batalha entre Diego di Berardino e Evandro Barbosa em uma linha clássica de Siciliana Taimanov, e a rápida luta entre Paulo Jatobá Reis e Maximo Iack Macedo.

As posições
1-2. Rafael Leitão, Krikor Mekhitarian 7; 3. Cesar Umetsubo 6; 4. Evandro Barbosa 5; 5. Roberto Molina 4½; 6-7. Diego Di Berardino, Maximo Iack Macedo 4; 8. Yago Santiago 3½; 9-10. Christian Toth, Paulo Jatoba Reis 2½; 11-12. Luismar Brito, Francisco Cavalcanti 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário