Nos últimos tempos se publicaram alguns livros destacáveis, material de muito boa qualidade que, aos poucos, vamos ir mencionando a forma de guía para os nossos leitores.
Está claro que há gostos para tudo, e a escolha das aberturas é um desses casos. Muitas obras -muitas mesmo- e de excelente nível foram publicadas nesse campo, sendo práticamente impossível aqui realizar uma recomendação coletiva. Considerando isto, nesta seção vamos dedicar esforço á seleção de obras dedicadas ao meio jogo e final.
Começamos hoje com um livro que tem destino de clássico: "Invisible Chess Moves", de Yochanan Afek e Emmanuel Neiman (editado pela New in Chess, 2011). O objetivo desta obra é simples: ajudar ao leitor a achar suas principais fraquezas na hora de escolher os melhores lances e não perder vitórias simples por errar no momento crítico.
Os autores dividem o material em duas partes contendo dois capítulos cada um delas:
Parte I - Invisibilidade objetiva (capítulo I, Lances difíceis de ver; capítulo II, lances geométricamente invisíveis);
Parte II - Invisibilidade subjetiva (capítulo III, lances invisíveis por razões posicionais; capítulo IV, lances invisíveis por razões psicológicas);
Após o qual vem uma série de exercícios com seus respetivas soluciones.
Emmanuel Neimann é um mestre fide que se desenvolve como treinador na França. Do outro autor, Yochanan Afek, mestre internacional de Israel, conhecemos mais porque sendo um afamado compositor em diversas oportunidades utilizamos seu material para apresentar aos nossos leitores. Dele são também alguns dos exemplos no livro, por exemplo o seguinte (notas dos autores):
Afek,Yochanan - Blom,Vincent
Haarlem op (2), 28.06.2008
"As brancas estão em perigo aqui. A sua torre está atacada de forma direta e também a dama pode ser ameaçada na grande diagonal mediante ...Bd5. Outro possível problema é a defesa do Ba4, no caso da torre abandonar a coluna a. No entanto, dois lances são claramente ganhadores para o primeiro jogador. Pode ver eles? Um deles foi o feito na partida, sendo suficiente para obter a vitória:
37.Td1! Dxa4 38.Td8!
38.Df2+ foi jogado na partida, que as pretas ganharam no final (NE: a continuação foi 38...Rb7 39.Dg2+ Rc8 40.Dd2 Dc6+ 41.Rg1 Dc5+ 42.Rg2 Dc6+ 43.Rg3 Bd7 44.Tc1 Dg6+ 45.Rf2 Bc6 46.Tg1 Dh5 47.De3 Dxh2+ 0-1)
38...Dc4
38...Da1+ 39.Dg1+ Dxg1+ 40.Rxg1 Rb7 41.Txh8+-; 38...Bc8 39.Txh8 Bb7 40.Dxb7++-
39.Da8+ Rb6 40.Db8+ Ra5 41.Da7++-
Entretanto, e voltando a posição do diagrama, as brancas têm a disposição um lance muito mais forte. Achar ele é o desafio desta semana para os leitores (a solução será postada neste site na próxima quinta)
Bd1+
ResponderExcluir