sexta-feira, 22 de junho de 2012

Humpy Koneru campeã em Kazan


A Federação Internacional de Xadrez -FIDE- tem realizado ultimamente alguns movimentos que merecem signo de exclama. A reunificação do título mundial, por exemplo -sempre é bom que o máximo posto no xadrez seja objeto de regras claras- e também a organização do denominado Grand Prix, sobretudo no que faz ao xadrez feminino, que necessitava deste tipo de provas, antes contadas com os dedos de uma mão.
O último torneio foi realizado na cidade russa de Kazan, a mesma que albergou o torneio candidatura que ganhara Boris Gelfand. Até lá foram doze das melhores enxadristas do mundo, incluindo a campeã mundial Hou Yifan (China) e a vice-campeã Humpy Koneru (na foto, da India), umas das recentes revelações do xadrez feminino, a eslovena Anna Muzychuk (nascida na Ucrânia), as irmãs Kosintseva e as ex campeãs mundiais Antoaneta Stefanova e Alexandra Kosteniuk.
Basta ver o site oficial http://kazan2012.fide.com/ para comprovar que a organização alcançou parametros de excelência -alias, como nas anteriores edições deste Grand Prix-.
As posiçoes finais foram:


1-2. H. Koneru, A. Muzychuk 7½; 3-4. Hou Yifan, V. Cmilyte 7; 5-6. A. Kosteniuk, E. Danielian 6; 7. T. Kosintseva 5½; 8. K. Lahno 5; 9-10. N. Kosintseva, A. Stefanova 4½; 111. A. Galliamova 3; 12. B. Yildiz 2½
Humpy Koneru ganhou por melhor desempate, porém além disso mostrou um xadrez efetivo e de grande nível. Algumas outras considerações e curiosidades deste torneio foram:
* A recuperação da campeã mundial - Após um começo mau, fruto de cansancio por acumulação de torneios, Hou Yifan melhorou sobre o final e recuperou posições até ingressar no pódio.
* A consolidação de Anna Muzychuk - Quem duvida agora, nesta sua primeira participação do ciclo de torneios do Grand Prix, sobre o nvel que ela está mantendo. Um acerto a sua inclusão na série.
* A queda de Elina Danielian - Após liderar durante grande parte da prova, a armênia teve uma série de derrotas na fase final da prova que la afastaram dos primeiros lugares. Por jogo mostrado, merecia algo mais.
* A incógnita Kosteniuk - Depois de ter ganho o título mundial, seu nível não esteve à altura e seus últimos resultados foram ruins. Mas aqui ela demonstrou que está preparada para tentar mais uma vez alcançar os lugares mais altos. Poderá?
* A incógnita Kosintseva (x 2) - Que acontece com as irmãs? Depois de ganhar tudo quanto aparecia no seu caminho, nestes últimos meses elas estão obtendo posições decentes mais longe da luta pelos primeiros lugares, surprendente sobretudo no caso de Tatiana. Mã fase, mas tendo em conta a sua edade e força real, a recuperação pode estar à volta da esquina, talvez no seguinte torneio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário