sexta-feira, 13 de junho de 2014

A Karjakin, Noruega lhe senta bem


Entre os dias 3 e 14 deste mês Noruega recebeu um forte torneio, com participação de dez grandes mestres de grande nível encabeçados pelo campeão mundial Magnus Carlsen, os ex-campeões mundiais Vladimir Kramnik e Veselin Topalov e o número 2 do ranking elo, Levon Aronian. A prova, realizada pelo sistema round robin (todos contra todos) alcançou a categoria XXI da FIDE (elo médio 2774). Um torneio blitz realizado o dia 2 definiu os números que cada participante tem na prova.
Nenhum dos favoritos a priori foi o vencedor. O russo Sergey Karjakin (foto) foi o campeão em grande atuação, com meio ponto a mais que o campeão mundial Magnus Carlsen. Ambos venceram na partida da última rodada.
Karjakin repete assim a sua vitória no mesmo torneio de 2013. A prova foi liderada na etapa inicial por Caruana, que começou com 2 em 2; depois Kramnik e Carlsen chegaram à liderança, e finalmente Karjakin para somar quatro líderes a falta de duas rodadas. O vencedor da prova finalizou com duas vitórias sobre adversários diretos -Kramnik na oitava rodada e Caruana na nona- enquanto Carlsen empatou com Svidler na penúltima rodada deixando passar uma situação muito favorável e venceu de Agdestein na última. Para Kramnik a fase final da prova foi um pesadelo: apenas meio ponto de quatro possíveis. Possivelmente ele se desestabilizou após perder ante seu arqui-inimigo Veselin Topalov.

Posições
1. S. Karjakin 6; 2. M. Carlsen 5½; 3. A. Grischuk 5; 4-5. F. Caruana, V. Topalov 4½; 6-10. L. Aronian, P. Svidler, A. Giri, V. Kramnik 4; 10. S. Agdestein 3½

Nenhum comentário:

Postar um comentário