quarta-feira, 27 de maio de 2015

Arnold Classic tem atividades de xadrez este domingo


No marco do Arnold Classic 2015, uma série de atividades de xadrez vão ser desenvolvidas durante este domingo 31 de maio, com destaque para a simultânea que realizará o grande mestre Darcy Lima (reserve já seu lugar: são apenas quarenta tabuleiros).
Como acontecera o ano passado, o famoso ator –e ex governador de California-, solicitou que o xadrez forme parte das atividades. Scharzenegger gosta mesmo do jogo, e na edição anterior participou da simultânea que dera o mestre internacional Luis Rodi realizando alguns lances no tabuleiro. Nesta oportunidade também se espera que o ator visite a exibição de xadrez.
A programação deste ano inclui a simultânea de Darcy (de 10 a 13.30 hs.), o torneio Arnold de duplas (14 a 16 hs), e o torneio Arnold Blitz (16.30 a 18.00). O total do valor arrecadado nas inscrições destas últimas provas se destina a prêmios.

Mais informações: MF Alberto Mascarenhas (amasca@globo.com), tel. (21) 99801-4052

terça-feira, 26 de maio de 2015

Mareco é campeão continental


O grande mestre argentino Sandro Mareco foi o justo vencedor do Campeonato Continental das Américas, realizado até o passado domingo na capital da República Oriental do Uruguai, Montevidéu. Mareco soube resistir à verdadeira cadeira elétrica no que se tinha convertido a liderança, e que vinha expulsando aos anteriores líderes: a prova teve sucessivos e constantes câmbios na liderança, o que adicionou emoção à prova, que reuniu a mais de cento cinquenta enxadristas de todo o continente, sendo vinte e quatro deles grandes mestres.
O grande mestre Yuniesky Quesada compartilhou o primeiro lugar com o vencedor, mas teve inferior sistema de desempate. O cubano classificou dessa forma à próxima Copa do Mundo, e como Mareco tinha já classificado anteriormente, os três lugares restantes tiveram que se definir em um mini torneio de partidas rápidas entre os participantes que compartilharam a terceira colocação (menos os peruanos Julio Granda e Jorge Cori, que tinham classificado com anterioridade em Praia de Pipa e Lima respetivamente). Nessa instância, classificaram o venezuelano Eduardo Iturrizaga, o argentino Federico Perez Ponsa e o canadense Anton Kovalyov, ficando fora os argentinos Diego Flores e Salvador Alonso, assim como o cubano Yuri Gonzalez.
Brasil concorreu à prova com uma grande delegação, a segunda em quantidade de participantes, somente superada pelo local Uruguai. Mas a fortuna, esta vez, não esteve do lado brasileiro, e os representantes do país da samba ficaram longe dos lugares de privilégio, embora lutaram muito e tiveram chances que nas fatídicas rodadas 9 e 10 se esfumaram.

Principais posições
1-2. S. Mareco, Y. Quesada 8½; 3-10. J. Cori, D. Flores, F. Perez Ponsa, J. Granda Zuñiga, A. Kovalyov, E. Iturrizaga, Y. Gonzalez, S. Alonso 8; 11-17. C. Matamoros, E. Hansen, R. Felgaer, G. Kaidanov, C. Henriquez, M. Martinez Romero 7½; 18-32. A. Shabalov, A. Lenderman, A. Bachmann, A. Pichot, C. Hevia Alejano, D. Di Berardino, D. Vera Siguenas, A. Yermolinsky, R. Terry, K. Mekhitarian,E. Barbosa, D. Cori, C. Lujan, A. Rodriguez, S. Cunha Pereira 7; etc. (150 participantes)

Desempate (p/Copa do Mundo)

1-2. E. Iturrizaga, F. Perez Ponsa 3½; 3. A. Kovalyov 3; 4-5. D. Flores, Y. Gonzalez 2; 6. S. Alonso 1

sábado, 16 de maio de 2015

Uruguai: seis brasileiros entre os líderes do Continental

O grande mestre argentino Diego Flores (esq) é um dos líderes após vencer ao seu compatriota Jorge Sabas
Vinte e nove líderes deixou a segunda rodada do Campeonato Continental das Américas que se realiza em Montevidéu, Uruguai, até o próximo 24 de maio. Seis deles são brasileiros: o grande mestre Felipe El Debs e os mestres internacionais Roberto Molina, Evandro Barbosa, Yago Santiago, Luis Supi e Renato Quintiliano. Outros brasileiros deram algumas das surpresas da rodada: os mestres fide Ernani Choma e Frederico Matsuura empataram contra os grandes mestres Yuniesky Quezada e Gregory Kaidanov respetivamente.
O domingo vai ser o dia de dupla rodada, especialmente difícil dado que as últimas partidas em finalizar ultrapassam as cinco horas de jogo. Para a maioria dos uruguaios, esse dia tem outro atrativo: o clássico do futebol entre Peñarol e Nacional, dois grandes de América.
A prova se realiza na bela e futurista sede de Antel, a companhia telefônica estatal. O prédio tem formato de vela de navio, e pode se apreciar a grande distância pela sua altura. Lá moram nestes dias as esperanças dos 150 participantes para alcançar um dos quatro lugares para a Copa do Mundo, que é a seguinte fase no ciclo do campeonato mundial.

Andreina Quevedo (Uruguai)
Luiz Manzi (Brasil)
WFM Suzana Chang (Brasil)
WFM Maria Diaz (Aruba)
Valenzuela - Sandro Mareco

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Começou o Continental em Montevidéu


A capital de Uruguai recebe entre os dias 15 e 24 de maio o Campeonato Continental das Américas, com 150 participantes representando a treze países do continente. 42 enxadristas representam ao Brasil, com Krikor Mekhitarian e Felipe El Debs entre os principais pré-classificados de uma lista que encabeça o peruano Julio Granda Zuñiga.
Na inauguração oficial da prova, o presidente da Federação Uruguaia de Xadrez (FUA), mi Bernardo Roselli, destacou a participação dos enxadristas brasileiros. Depois de Uruguai, o país com mais participantes é Brasil.
A primeira rodada entregou algumas surpresas, como o empate do jovem uruguaio Benoit ante o grande mestre canadense Kovalyov, assim como a derrota do mf Kevin Paveto (2400 elo) ante o colombiano Henry Pereyra (1955 elo). Tanto Krikor quanto Felipe começaram vencendo seus jogos, assim como os mi Roberto Molina, Yago Santiago, Evandro Barbosa e Herman C. van Riemsdijk.

Principais resultados da rodada 1
J. Chemin - J. Granda Zuniga 0-1
Y. Quesada - B. Starke 1-0
M. Saralegui - A. Bachmann 0-1
A. Lenderman - M. Daneri 1-0
G. Genro - E. Cordova 0-1
E. Iturrizaga - L. Manzi 1-0
R. Benoit - A. Kovalyov ½-½
J. Cori - S. Caceres Vasquez 1-0
M. Moreira - R. Felgaer 0-1
S. Mareco - P. Rodriguez 1-0
G. Kimelman - E. Hansen 0-1
K. Mekhitarian - C. Cardoso 1-0
J. Ibanez - D. Flores 0-1
G. Kaidanov - D. Carbone 1-0

sábado, 9 de maio de 2015

Beliavsky: “Não acho que a diferencia entre Magnus e seus principais adversários seja tão grande quanto parece”


O grande mestre Alexander Beliavsky (Lviv, Ucrânia, 1953), um dos talentos da escola soviética e atualmente prestigioso treinador, foi entrevistado recentemente pelo site russo chessnews.ru, obtendo interessantes opiniões sobre a atualidade enxadrística mundial. Algumas delas:
“Quando falamos de reais campeões, há uma diferencia entre, digamos, Kasparov e Karpov ou –com tudo o respeito por estes muito bons enxadristas- Kasimdzhanov ou Khalifman. São diferentes campeões”.
“O valor da abertura não é inferior no xadrez feminino. Nos dias de hoje, as principais enxadristas femininas estão alcançando o nível dos homens no xadrez e obtendo bons resultados nos abertos quando os enfrentam”.
“Espero que Mariya Muzychuk tenha mais chances que Ushenina na hora de enfrentar a Hou Yifan pelo título mundial feminino. Em princípio, ela precisa fazer um forte trabalho em seis meses, trabalho que normalmente levaria dois anos. Porém se ela o faz... com o incentivo de ter ganho o título e certa ajuda, pode acontecer”.
“Se Magnus Carlsen, que em toda a sua vida não esteve envolvido em nada que não seja xadrez, opina de política o economia não é tão interessante para o público geral; agora se Kasparov ou Karpov opinam, é muito mais interessante”.
“Não acho que a diferencia entre Magnus e seus principais adversários seja tão grande quanto parece”.

“A idade ideal para o xadrez é 42-43 anos, justamente a idade que tinha Kasparov quando parou de jogar. Isto aconteceu, na minha opinião, porque ele entendeu que era muito difícil permanecer como número 1, e ele não procurava ser o 2”.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Seis compartilham primeiro lugar no Nordestão: Yago Santiago ganha por melhor desempate

O duelo entre Santiago e Jatobá pela quinta rodada
O tradicional Nordestão (VIII Memorial Arraes) teve lugar na capital pernambucana entre os dias 1 e 3 de maio, com a presencia de destacados mestres. Realizado pelo sistema suíço em seis rodadas, teve o primeiro lugar compar-tilhado por seis participantes (!). O mestre internacional Yago Santiago teve o melhor sistema desempate dentre eles. Obteve cinco pontos, ao igual que o mestre fide Paulo Jatobá, o mestre internacional Máximo Macedo, o mestre fide Francisco Cavalcanti, Flavio Bezerra e o mestre fide Luismar Brito.

Principais posições
1-6. Yago Santiago, Paulo Jatobá, Máximo Macedo, Francisco Cavalcanti, Flavio Bezerra, Luismar Brito 5; 7-11.  Marcos Valerio Souza,Licinio Correa, Wellington Albuquerque Junior, Ricardo Hiramine, Doriedson Lemos 4½; etc. (90 participantes)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Presidente da CBX em reunião da Comissão de Desenvolvimento da FIDE


O Presidente da CBX e Presidente da Comissão e Projetos Sociais da FIDE, GM Darcy Lima, esteve em Barbados no passado 4 de maio para uma reunião da Comissão de Desenvolvimento da FIDE. Foram discutidos os projetos a serem apresentados para os diversos continentes para os anos de 2015 a 2018.
Na foto, acima, Rupert Jones e Allan Herbert, secretário e presidente da comissão respetivamente; frente deles, o GM Darcy Lima e o presidente de FIDE Americas, AI Jorge Vega.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Belém também foi para Krikor


O grande mestre Krikor Mekhitarian segue a sua boa série no Pará: uma semana depois de ter vencido o Aberto de Brasil de Marabá, conquistou a primeira colocação no Aberto de Brasil do Clube de Xadrez Cidade Velha na capital do estado, Belém.
A prova foi realizada nas instalações do hotel Beira Rio, nas margens do rio Guamá, um marco excelente para uma prova deste nível. Os participantes tiveram oportunidade de conhecer o entorno amazónico, utilizando a manhã livre para percorrer a ilha de Cambú da Amazonia. E tomar seu café da manhã e refeições com uma esplêndida vista ao rio, que era surcado por diversas embarcações. A sala de jogo, ampla e bem iluminada, foi o marco da competição em se, organizada pelo esforçado núcleo de dirigentes e enxadristas do flamante Clube de Xadrez Cidade Nova (Gleydson Barbosa, Dr. Flavio Leão, Malcom Robinson e outros). Um acerto foi a realização da prova em sete rodadas, dando mais uma oportunidade de recuperação. A prova foi arbitrada pelo AA Anderson Carvalho da Costa, secundado pelo AR Carlos dos Santos Lopes, ambos com bom desempenho.
Krikor obteve 6,5 pontos sobre 7 possíveis, vencendo as seis primeiras partidas (entre elas aos mestres internacionais Leandro Perdomo e Luis Rodi) e empatando a última com o outro grande mestre participante, Rafael Leitão. O sete vezes campeão nacional finalizou na terceira posição com este resultado, tendo comprometidas suas chances por uma dramática derrota na quarta rodada ante o mestre internacional uruguaio Luis Rodi. A segunda colocação foi então para o mestre internacional argentino Leandro Perdomo, que obteve 6 pontos. Como em Marabá, a mestre fide Suzana Chang conquistou o prêmio a melhor feminina da prova, fazendo 4,5 pontos.

As informações do torneio, com resultados, posições e algumas partidas, podem-se ver no seguinte link de chess-results: http://chess-results.com/Tnr166822.aspx?lan=10