quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Um dilema para Carlsen


A bola, agora, está no campo do campeão. Os últimos acontecimentos viraram a sorte do duelo, e se no anterior dia livre Magnus Carlsen levava a vantagem, tanto no placar quanto no aspecto psicológico, hoje se pode dizer que a situação mudou drasticamente: o desafiante empatou o match e a vantagem anímica é agora dele, pela forma na qual se desenvolveram os jogos 3 e 4.
Nestas horas, a principal incógnita radica na réplica que a equipe do campeão mundial está preparando para enfrentar a abertura de peão dama de Viswanathan Anand. O mestre indiano mostrou uma excelente preparação e técnica no campo das aberturas fechadas, no que representa uma melhora de sua estratégia com relação ao match prévio, quando insistiu com 1.e4 para se chocar uma e outra vez contra a Ruy Lopez Berlinense do então desafiante. Nesse duelo de Chennai, a única partida onde Anand pode criar perigo real foi a nona, que pela primeira vez teve a 1.d4 como seu primeiro lance. O destronado monarca tomou nota disso e neste match seu 1.d4 está fazendo sofrer ao mestre norueguês, que deve achar uma réplica confiável.

Vamos especular: jogar a Grünfeld, como na primeira partida, parece arriscado. Uma coisa é empregar uma abertura que o adversário não espera e outra bem diferente enfrentar a uma linha muito bem preparada dentre as várias que as brancas dispõem contra essa defesa. Voltar ao Gambito de Dama é possível, com os reajustes do caso (as pretas podem melhorar em varias oportunidades sobre a partida 3), porém psicologicamente difícil dada a lembrança do resultado negativo. Índia de Dama? Pode ser. Porém qualquer aposta é válida: Carlsen sempre mostrou uma grande flexibilidade para jogar qualquer tipo de esquema. O único que deve fazer é cair fora do laboratório do desafiante, que de acordo com Peter Svidler é um dos cinco melhores de todos os tempos na arte de preparar partidas e se antecipar às escolhas do adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário