sexta-feira, 6 de junho de 2014

Krikor vence em Marabá

Rodada 6: o grande mestre Krikor Mekhitarian (dir) teve que batalhar muito duro para quebrar a resistência do mestre fide Renan Reis; foi a última partida em finalizar da prova - A vitória deu a Krikor o primeiro lugar
A cidade de Marabá (Pará) recebeu, entre os dias 30 de maio e 1 de junho, a um grupo de entusiastas enxadristas provenientes de diversos estados, para participar do I Aberto Internacional de Marabá.
O interesse que gerou a prova nessa cidade situada no sudeste do estado pode se perceber em detalhes como a colocação de grandes cartazes promovendo a competição em plena Transamazônica, e a cobertura da mídia regional (gráfica, radial e televisiva). Foi resultado do grande trabalho do organizador, Antônio Carlos Silva Almeida, que devolveu a Marabá o xadrez de mais alto nível, depois de um período onde a cidade tinha sido relegada na prática do jogo ciência. No sucesso da prova foi determinante também a gestão da Confederação Brasileira de Xadrez, na figura de seu presidente, grande mestre Darcy Lima, que foi reconhecido especialmente na cerimónia final. O torneio, que se levou a cabo nas instalações da OAB (Organização de Advogados de Brasil) foi arbitrado de forma impecável por Carlos Alessandro Alves, bem secundado por Lauzeniro Andrade.


No plano esportivo, o torneio teve o luxo de contar com os atuais campeão e vice-campeão de Brasil, grandes mestres Rafael Leitão e Krikor Mekhitarian respetivamente. A nómina de mestres se completou com quem escreve estas linhas e o mestre fide Renan do Carmo Reis, que viajou desde Manaus (Amazonas) para participar.

Rodada 1: No primeiro plano, Nelson Moraes, uma das revelações da prova, enfrenta ao grande mestre Rafael Leitão. No seguinte plano (de esq. a dir), o mestre fide Renán Reis enfrenta a Fernando Medrado Almeida e Wladimir Ferreira de Melo ao mestre internacional Luis Rodi
Rodada 3: Lourival Ponte de Oliveira Neto (Belem, na esq). antes do inicio da sua partida contra Talita Medrado Almeida, que obteve uma meritória 12a colocação (e melhor feminina)
Depois das seis rodadas previstas, a classificação foi a seguinte: 1-3. gm Krikor Mekhitarian (melhor sistema de desempate), gm Rafael Leitão, mi Luis Rodi 5; 4. Nilton Silva de Abreu 4,5; 5-10. mf Renan do Carmo Reis, Nelson da Silva Moraes, Emerson de Souza Veiga, Adriano de Jesus Silva Cunha, Alan de Albuquerque Reis, Fernando Medrado Almeida 4; 11-13. Marcos de Souza Monteiro, Talita Medrado Almeida (melhor feminina), Antônio Carlos Silva Almeida 3,5; etc. (34 participantes).
Em muitos torneios, o sistema de desempate tem uma alta carga de acaso, mas nesta oportunidade se pode dizer com toda certeza que a vitória de Krikor foi justa: o grande mestre de São Paulo foi o único participante que enfrentou aos outros mestres -sem sofrer derrota- e também venceu na partida decisiva ao seu colega Rafael Leitão.

Primeiro plano para o organizador, Antonio Carlos Silva Almeida, da Associação de Xadrez Marabá - Na cerimônia de abertura, enquanto a banda de música local executa o Hino Nacional Brasileiro
Deve se destacar a realização de torneios neste nível no interior do Brasil, oferecendo aos amadores e simpatizantes do nosso jogo a possibilidade de medir suas forças com os mestres. Sabemos das dificuldades que as enormes distâncias no país colocam e os esforços que devem realizar os organizadores e difusores do xadrez. Cada uma destas atividades é, portanto, uma verdadeira festa do xadrez nacional.


MI Luis Rodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário