quinta-feira, 22 de maio de 2014

São Petersburgo 1914

Capablanca e Lasker, na partida pela 5a rodada da fase preliminar
Estamos a cem anos da realização de um torneio que se pode posicionar em qualquer listado entre os mais importantes de todos os tempos: São Petersburgo 1914.
Realizada para comemorar o décimo aniversário da Sociedade de Xadrez de São Petersburgo, a prova teve lugar entre os dias 21 de abril e 22 de maio e constou de duas fases: uma classificatória que teve onze participantes e outra final com os cinco classificados da fase prévia. O controle de tempo utilizado foi de 30 movimentos em duas horas, seguidos de 22 movimentos em 1½ horas e 15 movimentos para o resto da partida.
Na fase classificatória, o jogo do cubano José R. Capablanca alcançou sua máxima expressão. Sem sofrer derrota, obteve 8 pontos (seis vitórias e quatro empates), um ponto e meio a mais que seua imediatos perseguidores, o campeão mundial Emanuel Lasker e o alemão Siegbert Tarrasch. Alexander Alekhine e Frank Marshall, ambos os mestres com 6 pontos, completaram a nômina de classificados à final.
Nesta primeira fase ficaram eliminados: Ossip Bernstein e Akiba Rubinstein (5 pontos), Aaron Nimzowitsch (4 pontos), Joseph lackburne e David Janowsky (3 pontos e meio) e Isidor Gunsberg (1).
O torneio final foi em round-robin duplo entre os cinco jogadores restantes, com os pontos da fase preliminar sendo mantidos. Lasker venceu brilhantemente a prova e recebeu um prêmio de 1200 rublos, Capablanca 800 rublos, Alekhine 500 rublos, Tarrasch 300 rublos e Marshall 250 rublos. Foram pagos também prêmios por brilhantismo onde Capablanca recebeu 125 rublos por sua vitória sobre Bernstein, Tarrasch 75 rublos por sua vitória sobre Nimzowitsch e Blackburne 50 rublos (Prêmio especial) por sua vitória sobre Nimzowitsch. As posições finais foram:
1. Emmanuel Lasker 13½; 2. José R. Capablanca 13; 3. Alexander Alekhine 10; 4. Siegbert Tarrasch 8½; 5. Frank Marshall 5
Uma curiosidade foi que o fundo de prêmios pudo completarse exclusivamente com o arrecaudado por venda de ingressos (6000 rublos).

A batalha decisiva
Ainda hoje se faz referência á partida decisiva entre Lasker e Capablanca, acontecida a falta de três rodadas. O campeão mundial, levando as peças brancas, aplicou a variante das trocas da Ruy Lopez -uma das suas especialidades-. A escolha de Lasker pode ter levado Capablanca a se confiar excessivamente no caráter pacífico da confrontação. Em vez de jogar ativo tentando dar jogo aos seus bispos, o cubano tratou a posição de forma passiva, e foi ficando inferior. Com manobras que entraram nos livros de estrategia superior, Lasker obteve a vitória. Desmoralizado, Capablanca perdeu ainda a seguinte partida da prova ante Tarrasch, permitindo a Lasker ultrapassa-lo nas posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário