domingo, 2 de fevereiro de 2014

Rio se põe de pé


Como na propaganda televisiva de uma conhecida marca de bebida alcoólica, o gigante dormido acorda, se põe de pé e começa a andar. A gestão do mestre Alberto Mascarenhas (foto) está colocando Rio de Janeiro no sitio que lhe corresponde, por história e qualidade.
Depois de muitos anos, as crianças representantes de Rio voltaram aparecer nos torneios nacionais. Torneios de nível para adultos voltaram se realizar, corrigindo essa impressão de terra arrasada que tinha no resto do país. A atividade se realiza em um marco digno e de qualidade para os enxadristas. E isso, parece, é somente o começo: para este 2014 as  atividades se multiplicam, para todas as faixas de idades e níveis.
As maiores diferencias com a anterior (e malfadada) gestão, entretanto, radicam mais na administração da federação, que alcança níveis de transparência nunca vistos: as entidades associadas dispõem da documentação econômica à vista e de forma periódica, e os debates acerca das questões que importam ao xadrez fluminense são feitos em um marco de grande participação e totalmente democrático.

O presidente Mascarenhas e seus colaboradores são conscientes de todo o trabalho que resta por ser realizado, como o fortalecimento das categorias de base (crianças) e a procura de patrocínio que alivie em algo as ajustadas arcas da federação. Mas o caminho já está sendo desbravado, e por primeira vez em muitos anos, o futuro parece que vai ser melhor.

Um comentário:

  1. Rodi,

    Pessoas de boa-fé e com vontade de realizar algo são igualmente responsáveis por tamanho progresso. Mês a mês, estamos avançando e fazendo o que é melhor para TODOS. Abraço!

    ResponderExcluir