sábado, 1 de fevereiro de 2014

Sauron segue dominando


Tudo começou quando Magnus Carlsen transitava a segunda metade do seu cômodo match ante o então campeão mundial Viswanathan Anand (o norueguês venceu a falta de dois jogos) e apareceu um comentário no twitter de Hikaru Nakamura: "Estou começando a entender que sou a única pessoa capaz de deter Sauron no contexto do xadrez mundial". Brincadeira, ironia ou algo mais sério, quem sabe. 

Mais madeira ao fogo
O certo é que antes do seu jogo de ontem em Zurich, a imprensa norueguesa realizou amplos informes sobre o sucesso, incluindo novos  comentários de Nakamura ("Sento que neste momento sou a maior ameaça para Carlsen") alguma réplica de Carlsen ("Acho Aronian muito melhor jogador") e de outras personalidades presentes em Zurich, como Dirk Jan dez Geuzendam ("Nakamura deveria ter um botão na sua conta de Twitter que diga pensar sobre isso mais uma vez antes de postar qualquer coisa").

A história se repete
Antes deste jogo Carlsen e Nakamura se enfrentaram 22 vezes, com placar 7x0 sem contar os empates para o norueguês. No jogo de ontem, Nakamura escolheu um agressivo sistema (4.f3) para enfrentar a Nimzoindia do campeão mundial, e alcançou vantagem ao sair da abertura. De forma natural foi incrementando-la até obter uma posição absolutamente ganhadora. Então aconteceu o incrível.
Podem ser os poderes sobrenaturais de Sauron. 
Ou vai saber o que.
O certo é que Nakamura, como hipnotizado, em vez do lance ganhador (37.Df1, e se 37...b5 então 38.Txh7!) tira pela borda toda sua vantagem, para depois disso não se conformar com o empate e cair em um final terrível, com cavalo a mais porém cinco (cinco!) peões para Carlsen.
O campeão ganhou novamente. A história, claro, continuará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário