segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Aronian mostra em Wijk aan Zee que chega em excelente estado ao Candidatura


Esteve perto de marcar um recorde histórico: se Levon Aronian (foto) tivesse vencido a Loek Van Wely na última rodada do tradicional torneio de Wijk aan Zee, teria alcançado uma porcentagem de pontos superior ao melhor resultado vigente (Carlsen, com 81%). Apesar da derrota, em um complexo jogo onde o mestre armênio teve as melhores chances durante a maior parte da batalha, o vencedor de Wijk aan Zee mostrou que vai chegar ao próximo Candidatura motivado e em excelente forma.
Na cita holandesa, Aronian mostrou a grande técnica que o caracteriza, por exemplo nas vitórias ante Caruana (rodada 2, torre e bispo contra torre e cavalo com peão a mais onde impus a melhor qualidade da sua peça menor na hora de apoiar o peão livre), Nakamura (rodada 4, uma posição seca que parecia destinada ao empate porém as peças mais ativas do mestre armênio fizeram a diferencia), So (uma ligeira vantagem de abertura explorada de forma perfeita) e Karjakin (explorando peças mais ativas e depois um final de torres com peão a mais).
Em Khanty Mansiysk, Aronian vai ser um dos grandes favoritos, junto aos ex campeões mundiais Vladimir Kramnik e Viswanathan Anand. A cita vai ser disputada em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário