Nestes dias se realiza o torneio aberto de Blagoevgrad, nessa cidade búlgara, com participação de destacados mestres -Ivan Saric, Nikola Sedlak, Vladimir Petkov, Mladen Palac e Maxim Dlugy são os primeiros pré-classificados- e um total de 108 participantes. Entre eles, o búlgaro Borislav Ivanov, suspeito de realizar trapaças durante as suas partidas acessando ajuda eletrônica.
Os organizadores e a equipe de árbitros fizeram o que nenhum antes tinha feito: revisar ao suspeito enxadrista em forma exaustiva, antes da sétima rodada e quando devia enfrentar Maxim Dlugy. O grande mestre estadunidense comenta que quando lhe foi solicitado tirar os seus sapatos Ivanov se negou, pondo como desculpa que as suas meias teriam mau cheiro, e incluso quando foi informado que perderia o ponto manteve a sua negativa. Depois disto, o ponto foi adjudicado ao gm Dlugy.
O alto porcentagem de coincidências dos lances de Ivanov com os engines mais fortes do mercado levantaram suspeitas, desde que elas não acontecem nem sequer nas partidas dos melhores enxadristas do mundo.
O comentário de Dlugy (em inglês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário