domingo, 27 de outubro de 2013

Abhijeet Gupta sinala Anand como favorito ante Carlsen

Na Índia se desenvolve uma intensa campanha em apoio ao campeão mundial
O grande mestre indiano Abhijeet Gupta indicou, em declarações ao jornal The Times of India que o seu compatriota Viswanathan Anand é favorito no próximo duelo pelo título mundial ante o norueguês Magnus Carlsen. E se bem que a sua opinião pode ter um lógico favoritismo -pelo fato de ser do mesmo país que o campeão-, os argumentos são interessante matéria para debater.
"Eu penso que vai ser um match muito intenso, porém a maior experiência de Anand neste tipo de encontros deve prevalecer" expressou Gupta, lembrando que Anand enfrentou em matches a dois lendas do xadrez como Garry Kasparov e Anatoly Karpov, e mais recentemente a Vladimir Kramnik, Veselin Topalov e Boris Gelfand.
"Anand se estabeleceu como um enxadrista todo terreno, ganhando o campeonato mundial no formato knockout, de match-torneo e matches clássicos. Carlsen é sem dúvidas o mais forte desafoante possível, mas se precisa de nervos de aço para este tipo de matches" agregou Gupta.
O grande mestre indiano também indicou que Carlsen pode errar sob pressão, como aconteceu na última rodada do torneio de candidatos onde "em certa forma teve a sorte de que Kramnik também tenha perdido nessa rodada".
O texto completo da entrevista (em idioma inglês) pode-se ver no seguinte link:

Um comentário: