sábado, 17 de agosto de 2013

Tromso: sem brasileiros, continua a Copa do Mundo


A segunda rodada ficou trás, e com ela as ilusões dos grandes mestres brasileiros Rafael Leitão e Alexandr Fier, que não puderam se classificar. 
Leitão enfrentava a difícil tarefa de tentar vencer ao russo Morozevich, e na primeira partida esteve perto. Se bem que Morozevich teve as melhores chances, em certo ponto Leitão teve vantagem decisiva. A vitória do russo condicionou a segunda partida, onde o brasileiro empregou um agressivo sistema com as brancas. Nesse segundo jogo o seu adversário resolveu os problemas da abertura em forma original e quando podia obter alguma vantagem escolheu o caminho da simplificações para decretar mediante empate a sua classificação.
Fier tinha empatado de pretas o primeiro jogo com certa facilidade -apesar de ter utilizado como de costume uma muito aguda linha com entrega de qualidade- e levando as brancas obteve vantagem. Infelizmente uma série de lances desafortunados -uma entrega de peça mau continuada- o deixou em posição perdida, e o indiano Adhiban deu assim uma das surpresas da série.
A maior surpresa, entretanto, foi a derrota de Shirov ante o chinês de 14 anos de idade Wei Yi, em um final onde o prodígio oriental mostrou uma muito boa técnica para se impor.
Hoje começou a terceira rodada, e as surpresas não acabaram. O russo Eugeny Tomashevsky (foto) derrotou, levando as pretas, ao primeiro pré-classificado da prova, Levon Aronian. O final da partida foi uma exibição de técnica por parte do vencedor. E Liem Le Quang, de Vietnam, ganhou de Grischuk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário