terça-feira, 13 de agosto de 2013

Copa do Mundo: brasileiros classificam à segunda rodada


Grande dia para os brasileiros na Copa do Mundo que se realiza na cidade norueguesa de Tromso. Os grandes mestres Rafael Leitão e Alexandr Fier superaram suas provas da primeira rodada e classificaram. Em ambos os casos a definição se produz nas partidas rápidas de tie-break, após ter empatado os dois jogos pensados prévios.
Fier obteve uma importante vitória sobre Wojtaszek na primeira partida das rápidas após explorar a falta de adequada residência do rei adversário. Na segunda partida manteve a posição e forçou uma simplificação geral que derivou em uma posição de bispos de diferente cor com peão a mais para o brasileiro, pronto declarado empate.
Já Leitão teve que trabalhar mais no seu duelo com o russo Inarkiev. O maranhense venceu a primeira partida das rápidas após bom trabalho posicional, mas perdeu a segunda após infortunado lance que perdeu um forte golpe tático adversário. Assim, as duas partidas de 25  minutos deixaram o placar igualado. O primeiro dos dois jogos de 10 minutos finalizou em empate e todo foi definido no segundo e dramático jogo. Inarkiev teve vantagem ganhadora em certo ponto, mas com pouco tempo no relógio não acertou e Leitão obteve um perigoso contrajogo que finalmente lhe deu posição ganha. Merece destaque a técnica do brasileiro para arrematar o final, com muito pouco tempo no relógio.
Agora Fier enfrenta ao indiano Adhiban, enquanto Leitão tem uma prova mais complicada, já que o seu próximo adversário vai ser Morozevich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário