quinta-feira, 27 de junho de 2013

O novo Piatigorsky


Nos anos sessenta, o afamado violoncelista ucraniano Gregor Piatigorsky (1903-1976), então residente nos Estados Unidos, patrocinou uma série de provas enxadrísticas de altíssimo nível, com presencia de gigantes como Robert Fischer, Boris Spassky, Tigran Petrosian e Paul Keres.
A primeira taça Piatigorsky foi realizada em Los Angeles no ano 1963, sendo Keres e Petrosian os vencedores. A segunda teve lugar no ano 1966 em Santa Mónica, sendo Spassky o vencedor.
Piatigorsky gostava muito do jogo, e sua esposa Jacqueline também, tendo participado de varias provas nos Estados Unidos, país ao qual chegou representar nas olimpíadas.
Rex Sinquefield (nascido em 1944, na foto enfrentando em simultáneas ao ex campeão mundial Garri Kasparov), é um executivo das finanças aposentado, conhecido pela sua participação em diversas ações filantrópicas. No campo do xadrez, foi o criador do renomeado "The Chess Club And Scholastic Center of Saint Louis", que foi sede de não poucas competições de grande nível (os últimos campeonatos nacionais estadunidenses se realizaram nessas instalações).
Agora, ao estilo das famosas "Piatigorsky Cup", Sinquefield patrocina a realização de uma prova de grande nível, com participação de Magnus Carlsen, Levon Aronian, Hikaru Nakamura e Gata Kamsky. Vai ser a primeira edição da "Sinquefield Cup" e terá lugar no próximo més de setembro.
Algum Piatigorsky ou Sinquefield no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário