segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ninguém é profeta em sua própria terra...


Magnus Carlsen (foto) vinha ganhando todo torneio que se lhe cruzava, incluindo o candidatura realizado recentemente em Londres e que o consagrara desafiante ao título mundial (o match com o campeão Anand se realiza no próximo més de novembro em Chennai, Índia). Por isso era favorito no torneio realizado em diversas cidades de seu país natal, Noruega. Apesar da força da prova -participavam verdadeiros pesos pesado como o citado Anand, Levon Aronian, Veselin Topalov, Hikaru Nakamura e Sergey Karjakin- Carlsen, pelo fato de ser local, era o favorito.


Entretanto, o vencedor foi Sergey Karjakin (foto), que teve um espetacular começo de prova (4/4) e depois administrou, se sobrepondo a uma derrota contra o próprio Carlsen. Para Karjakin é a primeira vitória isolada em dois anos, e a mais importante da sua carreira. O representante russo obteve 6/9, meio a mais que Carlsen e Nakamura, que teve um destacado final de prova.
A nota curiosa da prova foi o chinês Wang Hao, que perdeu com o último classificado -o local Jon Hammer-, porém venceu em rodadas sucessivas a Carlsen e Anand!

Nenhum comentário:

Postar um comentário